Prefeito Fábio Zuza apresenta balanço financeiro do semestre


Publicado em 7 de julho de 2017
Prefeito anunciou calamidade financeira em fevereiro; período é marcado por corte de gastos (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

Prefeito anunciou calamidade financeira em fevereiro; período é marcado por corte de gastos (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

O prefeito Fábio Zuza apresentou um balanço financeiro do primeiro semestre de sua gestão. Por causa da situação ruim que herdou a Prefeitura, com dívidas altas, o período é marcado por corte de gastos para equilibrar as contas.

Em fevereiro foi decretado estado de calamidade financeira em Iracemápolis. Festas como o carnaval foram canceladas, assim como o desfile cívico e gastos com o aniversário da cidade.

O decreto venceu em junho. “As contas colocavam em risco a capacidade do governo de manter os serviços básicos e pagar os funcionários. Adotamos ações que ajudaram a gestão a respirar”, disse o prefeito.

No entanto, ele informou que a situação ainda preocupa. Por isso, a Prefeitura segue segurando gastos para recuperar o cenário.

CENÁRIO

Em janeiro, ao assumir a gestão, Fábio Zuza se deparou com a dívida do município superando R$ 29 milhões, acumulada de diversos governos anteriores.

Desse montante, R$ 8,9 milhões eram de restos a pagar. Essa parte da dívida foi contraída porque a Prefeitura deixou de pagar 228 fornecedores e prestadores de serviços nos últimos anos, a maioria em 2016.

Completam o total da dívida os débitos parcelados com a Elektro e com órgãos como INSS e Cetesb, além de ações trabalhistas.

Para reverter o cenário, o prefeito reuniu sua equipe e elaborou um plano de ações, cujos resultados iniciais foram apresentados no balanço do semestre.

BALANÇO

Em 10 tópicos, o desempenho financeiro de Fábio Zuza no primeiro semestre.

1. Dívida com credores e fornecedores.

Como pegou a gestão: dívida de R$ 8,9 milhões. Pagou até agora: R$ 3,5 milhões.

2. Dívida parcelada com INSS, Elektro e outros.

Como pegou a gestão: dívida de R$ 15,7 milhões. Pagou até agora: R$ 1,9 milhão

3. Dívida trabalhista.

Como pegou a gestão: dívida de R$ 4,4 milhões. Pagou até agora: R$ 152 mil

4. Dívida de R$ 3,1 milhões contraída com a Elektro (em 2016).

Pagou até agora: R$ 1,1 milhão.

5. Cargos em comissão.

Economia de R$ 25 mil por mês (R$150 mil no semestre).

6. Troca da empresa da leitura de água.

Novo contrato economiza R$ 120 mil por ano.

7. Troca da empresa que fornece cartão-alimentação aos servidores públicos.

Novo contrato economiza R$ 180 mil por ano.

8. Cobrança de contribuintes que devem água, ISS, IPTU etc.

Ação faz município arrecadar R$ 389 mil no semestre.

9. Reorganização da ABBC.

A Prefeitura adaptou o contrato com a ABBC, organização social que presta serviços para o setor de saúde: economia de R$ 150 mil no semestre.

10. Comparativo de gastos públicos.

1º semestre de 2016: Prefeitura gastou R$ 56,6 milhões.

1º semestre de 2017: Prefeitura gastou R$ 54 milhões *.

* Economia de R$ 2,6 milhões do dinheiro público (redução de 4,7%).

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