Procon fecha o ano com grande número de reclamações

Em Iracemápolis, telefonia e TV por assinatura são as principais queixas


Publicado em 16 de dezembro de 2016

Mayta Castilho
Especial para a Gazeta

Mariza é a coordenadora do departamento no município (Foto: Sérgio Costa)

Mariza é a coordenadora do departamento no município (Foto: Sérgio Costa)

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Iracemápolis está fechando o ano com um número expressivo de reclamações em serviços essenciais, serviços privados e produtos.

Telefonia e TV por assinatura foram os serviços que mais deram problemas no ano, seguidos por escolas de cursos livres, internet e seguros (garantia estendida).

No quesito produtos, celulares, televisores, carros usados e móveis foram os principais alvos de reclamações por motivo de abrangência de garantia. Até o final de novembro, foram registradas 1294 reclamações, o que dá uma média de 117 por mês. Só em novembro foram 107.

O Procon é um órgão público que existe para defender os direitos e interesses do consumidor. A maioria dos atendimentos é feita por procedimentos simples e ágeis, procurando solução acelerada, sem a necessidade de instauração de processo administrativo.

De acordo com a coordenadora do departamento em Iracemápolis, Mariza Valentin Batista, os números poderiam ser ainda maiores se todos estivessem conscientes de seus direitos. “Os problemas existem, mas as pessoas se conformam muito fácil. É uma questão de cultura. Muitos têm vergonha e acham que reclamar é criar confusão e acabam deixando de exigir seus direitos”, disse.

Para registrar uma reclamação no Procon, basta procurar a unidade do órgão que fica na Rua Dom Pedro II, 264, Centro, de segunda à sexta, das 11h às 17h.

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