SAME: mais de 100 chamados na semana
Publicado em 8 de julho de 2016
A Secretaria de Saúde divulgou nesta quinta, dia 7, o balanço dos atendimentos feitos durante os sete dias de funcionamento do SAME (Serviço de Atendimento Municipal de Emergência).
De acordo com a Prefeitura, foram feitos 113 chamados pelo número 192 de pacientes que apresentaram sintomas de dispneia (falta de ar), queda da própria altura, acidentes de trânsito, convulsões, pressão alta, síncope (desmaio) e hipoglicemia.
O SAME é um atendimento pré-hospitalar que realiza triagem dos casos por gravidade e complexidade, dimensionamento de cena, inicia o tratamento de modo precoce, estabiliza as funções vitais, previne complicações, trata as condições que possam levar o paciente a risco de morte e o transporta com segurança. O serviço conta com uma equipe formada por um enfermeiro coordenador, cinco técnicos de enfermagem e cinco condutores socorristas.
A ambulância é equipada com D.E.A. (Desfibrilador Automático) para atender situações de parada cardiorrespiratória, materiais de imobilização para traumas, kit parto e kit queimados, entre outros materiais. O horário de funcionamento é 24horas e o telefone de emergência é 192.