Segurança em debate


Publicado em 25 de setembro de 2020

Em época de eleição, segurança é um tema importante para debate entre candidatos à prefeitura. Em Iracemápolis, os índices de criminalidade reduziram nos últimos anos, conforme dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública, mas o assunto sempre requer atenção.

Nesta área, um importante feito da atual gestão da prefeitura foi ter conseguido um delegado titular para a cidade, que ficou anos sem esse profissional. Em 2017, o prefeito Fábio Zuza apresentou o delegado Daniel Pinho da Torre. Depois, com a ida dele para Piracicaba, um novo profissional foi apresentado em 2019, o Dr. Rodrigo Rodrigues, que permanece na função até hoje.

A presença de um delegado tem efeito prático, mas também moral: para a população, tranquiliza saber de sua presença à serviço na Delegacia.

Outra ação que merece destaque, implantada nos últimos anos, é a divulgação das ocorrências atendidas pela Guarda Civil Municipal. Com frequência, o comando da GCM envia aos jornais um resumo do trabalho realizado, deixando a população a par de diversos dados, como quantidade de prisões efetuadas, de prédios averiguados e de drogas apreendidas, entre outros.

A prefeitura também comprou um novo veículo para a GCM, um Chevrolet Spin, e ampliou de 9 para 11 os pontos estratégicos de monitoramento por câmeras. Outro órgão que contribui bastante com a cidade é o Conselho de Segurança (Conseg), composto por membros da sociedade preocupados com o bem-estar coletivo.

É certo que, num trabalho integrado, Polícia Militar, Polícia Civil, GCM, Conseg, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e outros setores formam um conjunto de forças que, se bem alinhado, deixa a população mais tranquila. Ocorre que a cidade está crescendo e a distância com Limeira está encurtando, entre outros fatores que fazem com que a área precise de aprimoramentos e investimentos.

É assunto para ser debatido até o dia 15 de novembro, quando ocorre a eleição. De forma séria, com embasamento, o tema é dos mais importantes.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.