Silvia destaca mulher e Funcionário Público como principal foco de seu mandato

“Entrei para a vida pública para lutar pelos mais necessitados”


Publicado em 17 de março de 2017
”Quero que todos saibam que podem contar comigo para o que for preciso” (Foto: Divulgação)

”Quero que todos saibam que podem contar comigo para o que for preciso” (Foto: Divulgação)

Silvia Helena Pires (PSDB) é a entrevistada da semana na série de entrevista com os vereadores.

Casada, mãe e avó, Silvia é advogada e trabalha como Funcionária Pública Municipal há 25 anos.

Em 2016 foi a primeira mulher eleita pelo PSDB na cidade, com 221 votos, sendo a primeira vez que se candidatou para um cargo político.

À Gazeta a vereadora falou sobre as expectativas para sua legislatura.

Quais são as suas expectativas para este mandato como vereadora?

Quero e devo cumprir o papel real do vereador, ou seja, fiscalizar com isenção de ânimo e com liberdade. Quero também votar projetos de lei, analisando sempre a constitucionalidade do mesmo. Eu, como advogada, não posso admitir e aprovar uma lei quando verificar que a mesma é inconstitucional. A isenção de ânimo a que me refiro é a de que, não quero ter “conchavos” com o Executivo para não ficar amarrada a ele. Embora eu também seja funcionária da prefeitura e, o prefeito esteja meu patrão, não vou permitir que os papéis se confundam. Quero agir, como funcionária no papel de funcionária e, como vereadora, sempre que eu notar coisa errada.

Quais são as suas principais preocupações para o início deste mandato?

Muito me preocupa a situação financeira em que o município atravessa.

Outra coisa que me tem me preocupado, embora não seja um assunto da minha área, é o Meio Ambiente. Percebo que faltam políticas públicas nesse aspecto e vejo também que a população poderia contribuir bem mais nessa área. Não dá para jogar a culpa só no Poder Público se eu não fizer minha parte como cidadã.

Em seu ponto de vista, quais são os grandes problemas da cidade? De que forma seria possível solucioná-los?

Como já dito acima, o maior problema em nosso município é a questão financeira. Esse problema acaba atrelando todas as outras coisas. Não vejo outra solução que não seja o corte de gastos. Para isso, penso que a equipe do Governo juntamente com o próprio prefeito deveria ver o que dá para diminuir e se unirem, pois o momento é demasiadamente preocupante. Posso dizer que nossa bancada está em busca de apoio com nossos deputados através de emendas.
Dentro dos trabalhos que você programou o que destacaria como prioridade?

Tenho como foco a luta pelos Funcionários Públicos. Resolvi entrar para a política por ter sofrido perseguição e, conversando muito com os outros funcionários, pude perceber o quanto, também sofreram com perseguições. Eu, pela minha formação jurídica, acabei me virando, mas, muitos não conseguiram. Muitos adoeceram, inclusive. Eu aprendi com isso, que “do limão você faz uma limonada” e foi o que fiz. Também tenho como foco, a mulher. Vejo que faltam políticas públicas que amparem as mulheres. Quero lutar por isso.

O que Iracemápolis pode esperar da vereadora Silvia?

Quero que todos saibam que não sou vereadora e sim que “estou” vereadora e como tal, quero dizer que o mandato é do povo, que pode contar comigo para o que for preciso. Tenho um compromisso, primeiramente com Deus, depois comigo e com minha família e principalmente com o povo. Com isso, quero dizer que farei o impossível para não desonra-los. Quero que saibam que só entrei para a vida pública para lutar pelos mais necessitados, inclusive.

Quero agradecer às pessoas que me confiaram o voto e tendo em vista que dia 08 de março foi comemorado o “Dia Internacional da Mulher”, quero parabeniza-las e dizer que, juntas, podemos fazer muito mais. Conclamo as mulheres para a política, precisamos de você, mulher. Quanto mais mulheres tivermos, melhor será.

“Quando uma mulher entra na política muda a mulher. Quando várias mulheres entram na política, muda a política”. (Michelle Bachelet)

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.