SKAB: 22 anos de esporte, recreação e amizade

Conversamos com o Quarentinha, presidente da gestão 2015 do clube máster mais querido da cidade


Publicado em 4 de dezembro de 2015
Atletas se reúnem aos domingos no campo do CAUI (Foto: Divulgação)

Atletas se reúnem aos domingos no campo do CAUI (Foto: Divulgação)

A Gazeta publica uma entrevista com Odair Apparecido Alves, o Quarentinha. Aos 62 anos, ele é o atual presidente do SKAB Máster Clube. Ao jornal, ele falou um pouco sobre o cotidiano dos atletas e relembrou histórias dos 22 anos de existência da equipe.

Como surgiu o SKAB?

Num dos tradicionais torneios 1º de maio, o saudoso Hilário Torrezan resolveu formar um time para participar. Com apoio do Zocão, foi reunido um grupo que tinha, entre outros, Álvaro, Toninho Pértille, Tadeu, Carlinhos Pizzinatto e Narcizo. Eles não conquistaram o título, mas deu tão certo que em 18 de julho de 93 resolveram fundar o SKAB.

Por que este nome?

O nome surgiu por causa da reunião de atletas apreciadores de cerveja. Após uma proveitosa reunião, resolveram batizar o time em homenagem as mais conhecidas cervejas da época: Skol, Kaiser, Antártica e Brahma. Hoje, após 22 anos, o grupo tem 39 associados, persiste e progride a cada semana que passa.

Contra quem o time joga?

O SKAB chegou até a participar de campeonatos, mas após alguns contratempos a diretoria resolveu optar por jogos amistosos com equipes da cidade e região, sempre aos domingos de manhã no campo do CAUI, cedido gentilmente pelo Grupo Ometto.

Como é feita a preparação para os jogos?

A diretoria não faz restrição, mas recomenda que os atletas durmam cedo no sábado. Não se tem notícia de que a recomendação é seguida pelos atletas, porém o desempenho nas partidas não tem comprometido. Já após os jogos a liberação é total. Todo fim de semana é aquela cerveja regada a um bom papo. O clube chega a reunir mais de 30 membros no “Espaço SKAB” no bar do campo, administrado pelo associado Toninho Pértille e pela Dona Neusa.

E a preparação para a temporada 2016? Vai abrir os cofres para contratações?

O SKAB é um clube organizado que cumpre rigorosamente seu planejamento. Em 2015 o orçamento de R$ 21 mil já foi todo investido em obras, contratações e pagamento de salários. Mas em janeiro de 2016 temos eleições e o novo presidente herdará a expectativa de duas contratações: Elano, que hoje está na Índia, e Rogério Ceni, que está prestes a encerrar carreira pelo São Paulo. Só depende de emprestarmos um de nossos atletas ao futebol do Paquistão por uns seis anos. Estamos pensando no Carlinhos, Wesley, Marcelinho, Pi ou Leandrinho. Nosso goleiro Beto já faz estágio com certo sucesso no Circo de Moscou, onde se apresenta como malabarista e garupa do motoqueiro do globo da morte, e é outro que pode deixar o clube e dar a volta ao mundo. Agora falando sério: nosso maior reforço foi a gratificante outorga do título de “Sócio Honorário” do SKAB ao Dr. João Guilherme Sabino Ometto. Porém, ele nos garantiu que não fará parte do elenco de atletas.

O clube faz alguma ação social?

Sim, o SKAB não é só futebol e recreação. Criamos em 2014, na gestão do Mauro Alves, uma ação social administrada pelo sócio Mário Luiz (Picão). Todo mês uma entidade beneficente é agraciada pelos atletas com a doação de certo valor que se transforma em alimentos, medicamentos e materiais de limpeza e higiene. Foi também através do SKAB que surgiu o Terço dos Homens há três anos.

Fale um pouco dos números do SKAB.

Até novembro, o clube fez 45 jogos, com 25 vitórias, 13 empates e apenas sete derrotas. O artilheiro é Emerson Manfredi, que marcou 52 dos 147 gols do time. O atual técnico, Marcelo, também apita os jogos e procura (somente procura) não interferir no resultado das partidas.

Deixe uma mensagem aos leitores.

A diretoria do SKAB agradece a Gazeta e ao jornalista João Victor Longo pelo espaço e aproveita a oportunidade para desejar a associados, simpatizantes e familiares, e a toda comunidade de Iracemápolis, um Natal de muita luz e paz com as bênçãos do Menino Jesus e um Ano Novo de muita saúde e prosperidade.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.