Tempo frio e seco exige cuidados
Idosos e crianças são os mais vulneráveis
Publicado em 7 de agosto de 2015
Nesta época do ano, de frio e tempo seco, crises alérgicas são comuns. No frio, as mudanças bruscas de temperatura e o aumento da poluição são os principais motivos de preocupação, sobretudo para quem já tem doenças respiratórias.
A época provoca queda de imunidade, tornando as pessoas mais predispostas a desenvolver doenças como asma, rinite, sinusite e bronquite crônica.
Há fatores que estimulam isso, como o contato com ácaros de roupas guardadas. Ambientes fechados e ventilação reduzida também facilitam a transmissão de vírus responsáveis pelas infecções mais agudas.
Idosos e crianças
Idosos e crianças são mais suscetíveis a contrair doenças respiratórias. Na terceira idade, a imunidade é baixa e esse público enfrenta com mais frequência doenças cardíacas, enfisema e bronquite.
No caso de crianças, são suscetíveis devido ao convívio em locais como creches, onde uma contamina a outra, além do ambiente fechado.
Dicas de prevenção
Sempre deixe o ambiente ventilado, lave as mãos frequentemente durante o dia e beba muita água, mesmo sem sede. Evite o acúmulo de poeira em casa. Lave e seque ao sol mantas e cobertores guardados por muito tempo.