Temporais: Defesa Civil alerta sobre como se proteger


Publicado em 9 de janeiro de 2015

ueda no teto de posto foi um dos transtornos causados pelas chuvas fortes (Foto: Arquivo pessoal/Edilson Melo)

ueda no teto de posto foi um dos transtornos causados pelas chuvas fortes (Foto: Arquivo pessoal/Edilson Melo)

O mês de janeiro é conhecido pelas fortes chuvas que acabam por causar transtornos. O balanço da Defesa Civil, até o momento, apontou para queda de parte do teto de um posto de combustíveis e de cerca de seis árvores até o momento. Diante de um temporal, é importante que a população tome alguns cuidados.

O coordenador da Defesa Civil, José Orlando Ramos, aponta que a primeira coisa a ser feita diante de um temporal é procurar um abrigo seguro. “É preciso que o lugar seja totalmente coberto para proteger de raios e também da chuva forte”, disse.

Outro ponto importante é jamais se abrigar embaixo de árvores, sejam elas de qualquer tamanho. “Pode ocorrer a queda de uma árvore e se a pessoa estiver embaixo pode sair gravemente ferida”, disse.

Além de raios, os temporais têm causado situações de alagamento em algumas vias. “Isso ocorre porque há lixo pelas vias que entopem os bueiros, o impede a água de passar”. Nesses casos a principal orientação é jamais tentar atravessar em uma via alagada.

Essas ruas podem esconder buracos e quem tentar atravessar a pá pode cair. “Também não é aconselhado passar com o carro, pois, dependendo da chuva, a força da água pode arrastar o veículo. Já tivemos situações difíceis envolvendo esse tipo de ação”, completou.

BALANÇO DAS CHUVAS

De acordo com a Defesa Civil, a chuva que caiu sobre a cidade na ultima sexta-feira, derrubou três árvores todas de porte grande. Duas caíram em escolas estaduais e uma caiu no Centro de Lazer.

Já a tempestade que caiu há cerca de 15 dias derrubou parte do teto de um posto de combustíveis e também derrubou três árvores. A primeira foi no Centro de Lazer, outra no Centro e outra no Parque Cesarino Borba. “Graças a Deus não tivemos nenhuma vítima nesses episódios, mas a população precisar tomar cuidados para evitar problemas e se proteger”, finalizou.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.