Uma Kombi chamada Iracema para levar cultura por todo Brasil

Artistas iracemapolenses iniciaram campanha para comprar veículo essencial para projeto cultural


Publicado em 26 de setembro de 2014
Artistas querem comprar Kombi chamada Iracema e viajar pelo país (Foto: Adib Valentin)

Artistas querem comprar Kombi chamada Iracema e viajar pelo país (Foto: Adib Valentin)

Dois palhaços, uma kombi e um Brasil inteiro para levar cultura. Com esse sonho na cabeça, os artistas iracemapolenses da Cia Pé de Cana, iniciaram um projeto para arrecadar dinheiro ou conseguir parceiros.

O projeto que recebeu o nome “Cirkombicos” se dá a partir de uma Kombi chamada Iracema, dois palhaços, Delcio e Herondi, vivenciados por Denis Menezes e Hugo Delariva e uma bagagem repleta de arte.

Através de uma viagem que se inicia na pequenina cidade de Iracemápolis, onde os dois artistas nasceram e cresceram, começa uma grande aventura Brasil à dentro que visa a troca cultural pelos lugares por onde passarem e a vivência de boas experiências e histórias para contar.

O desafio, de acordo com os dois, é a compra da Kombi. É no veículo que eles pretendem levar suas palhaçadas pelas regiões que mais têm dificuldade de acesso à cultura.

Há cerca de um mês, a Gazeta mostrou um pouco desse sonho que eles pretendem concretizar até 2016. “Nosso desejo e sair pelo país em uma Kombi e levar nosso trabalho a muitos outros lugares”, contam.

A ideia é encher o veículo com os materiais dos espetáculos e ir parando, pouco a pouco, levando a arte. “Queremos ir especialmente para o Nordeste”. Para chamar apoiadores, eles criaram um site. No endereço eletrônico é possível conhecer mais do projeto e saber como ajudar.

Os artistas iniciaram os trabalhos na faculdade, mas, desde 2011, se dedicam totalmente à profissão que agora está regulamentada. Foi quando eles passaram a integrar o grupo Cirurgiões da Alegria. Junto com outros seis participantes, eles levam cultura e diversão a diversos hospitais. Há um ano, eles criaram a Cia Pé de Cana, com a qual levam espetáculos a toda região e até outras cidades e estados. Além das palhaçadas, o trabalho envolve pesquisa e outras atividades circenses.

AÇÕES

As primeiras ações começam com a organização de um sarau e a venda de rifas. Os números estão disponíveis para venda no valor de R$ 5 e será sorteada, no dia 5 de novembro, uma bicicleta. O sarau será realizado nos dias 7 e 8 de março, em Iracemápolis. O evento visa levantar fundos para o projeto. “Estamos fechando os últimos detalhes e em breve teremos mais informações”, contam.

COMO AJUDAR

O projeto está disponível no endereço na internet: http://ciapedecana.wordpress.com. Lá, é possível saber sobre o trabalho dos artistas, sobre o projeto e também como ser um apoiador. Além dos espetáculos, eles levaram suas oficinas de arte pelas cidades que passarem.

Também é possível entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones 9- 9703-2772 ou 9- 9934-8778. Para apoiar com um depósito a conta é: Caixa Econômica Federal, agência 1223 e conta poupança 013 9698-6. O nome é Denis Menezes.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.