Usina Iracema e Defesa Civil fazem simulado de emergência


Publicado em 19 de fevereiro de 2016
Treinamento foi realizado em conjunto e durou quatro horas (Foto: Divulgação)

Treinamento foi realizado em conjunto e durou quatro horas (Foto: Divulgação)

Pela Fazenda Iracema, localizada dentro da Usina, passa um gasoduto de transporte de gás GNV da TBG (Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil). Por isso, a Usina Iracema, a TBG e a Defesa Civil de Iracemápolis realizaram em conjunto um simulado de emergência com o objetivo de preparar as equipes para atender ocorrências de acidentes envolvendo o duto.

Os tubos do gasoduto estão, em média, a uma profundidade de 1,2 metros enterrados na faixa de servidão, que é uma faixa de terreno com largura de 20 metros, totalmente sinalizada e com acessos livres de obstáculos em toda a sua extensão.

O cenário simulado foi um acidente com uma máquina de escavação que, tocando o duto, provocaria um vazamento de gás e também faria uma vítima, o operador da máquina. Com esse cenário, foi possível treinar todos os protocolos de atendimento às emergências.

Assim que o acidente acontece, a liderança da Usina Iracema responsável pela operação chega ao local e dá início ao Plano de Ação para Situação de Emergência (PASE). A Usina Iracema então aciona a TBG, a Defesa Civil e sua Brigada de Emergência para o atendimento da ocorrência.

O simulado durou quatro horas e foi realizado com sucesso. As informações são do site oficial do Grupo São Martinho.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.