Usina prepara abertura do ‘Cine Iracema’ no próximo dia 6

Espaço passará a se chamar Prefeito Virgínio Ometto e abre com evento para convidados


Publicado em 27 de fevereiro de 2015
Espaço será aberto no dia 6 com reunião para convidados  (Foto: André martinatti/Gazeta de Iracemápolis)

Espaço será aberto no dia 6 com reunião para convidados (Foto: André martinatti/Gazeta de Iracemápolis)

A Usina Iracema prepara para o próximo dia 6 de março, às 18h, a reabertura do Cine Iracema. Localizado no Centro de Iracemápolis, o espaço passará a se chamar Teatro Prefeito Virgínio Ometto. O antigo cinema passou por obras patrocinadas pela Usina Iracema, que pertence ao Grupo São Martinho.

Para a inauguração, o teatro contará com a Bachiana Filarmônica SESI-SP e seu maestro titular e diretor-artístico João Carlos Martins.

A orquestra interpretará composições de Mozart, como “Allegro”, “Sinfonia nº 7 em Lá Maior – Op. 92” de Beethoven. Ao piano, João Carlos Martins executará outras duas peças do compositor alemão, “Concerto para piano nº 5, op. 73 ‘Imperador’ ” e “II. Adagio un poco mosso”. O evento será fechado para convidados.

Além dessas composições, haverá ainda um tributo ao cantor Chico Buarque e a interpretação de “Ladies in Lavenger” de Nigel Hess.

O espaço está na Rua Pedro Chinelato, onde fica o calçadão, no Centro. A ideia é que o prédio seja transformado em uma opção cultural para Iracemápolis e região.

HISTÓRIA

O Cine Iracema foi inaugurado em 1959 e chegou a ser um dos principais da região. O espaço também serviu para diversas formaturas e eventos em geral no município antes de ser fechado.

O fechamento do local ocorreu há cerca de 20 anos. Há quatro anos, a Usina Iracema, que é dona do imóvel, decidiu recuperar o local para reabri-lo.

NOVAS INSTALAÇÕES

Todo investimento é acompanhado pela Associação de Movimento Arte e Cultura de Iracemápolis (Amaci) e o valor estimado para a reforma é de R$ 2 milhões. Parte é financiada pelo Grupo São Martinho com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além da Lei Rouanet, cujo valor do incentivo fiscal será repassado à Amaci.

Com instalações mais modernas, com capacidade para receber 316 pessoas e novo palco de 12 metros de comprimento, nos 716 m², o espaço guardará ainda as antigas máquinas de projeção da época da fundação do Cine Iracema.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.