Vamos falar sobre divisão das tarefas domésticas?


Publicado em 30 de outubro de 2020
Graziela Félix - Jornalista Instagram: @grazifelix

Graziela Félix – Jornalista
Instagram: @grazifelix

A pandemia não terminou, mas já deixou marcas históricas. E não estamos falando apenas no aumento do número de violência doméstica. O mercado de trabalho também mostrou que a participação das mulheres regrediu 30 anos.

Uma pesquisa divulgada na semana passada pelo IBGE apontou que as mulheres são as mais atingidas pela crise no mercado de trabalho durante a pandemia do novo coronavírus. A participação feminina no mercado de trabalho no Brasil é a menor dos últimos 30 anos.

Nós mulheres estamos, de novo, sendo penalizadas por um sistema patriarcal que incita o machismo e nos oprime. Além das mães solo, que tiveram que deixar seus trabalhos para cuidar dos filhos num momento em que escolas ficaram fechadas, ainda temos que lidar com muitos homens que não entendem a importância de divisão dos afazeres domésticos.

E veja bem, estamos falando em dividir e não ajudar, entende? Existe uma confusão muito grande quando tratamos desse assunto. Quando um homem lava a louça, arruma a cama ou dá banho nos filhos ele enche a boca pra fizer: “eu ajudo a minha mulher”, não é verdade? Certeza que você já presenciou uma cena dessas.

Acontece que, quando se tem esse tipo de pensamento, você acredita que a responsabilidade dessas tarefas é da mulher e que você está sendo gentil em ajudar. Quando na realidade a responsabilidade é obrigatoriamente dos dois. Percebe a diferença?

Ocupar o mercado de trabalho e ter ascensão profissional é lindo, mas pode ser cruel se o marido não apoiar a esposa e entender essa importante equação. A responsabilidade da casa e dos filhos pertence ao casal e é por isso que é tão importante que os homens reflitam sobre isso.

Mais que refletir, é necessário que os pais eduquem seus filhos, mostrando a eles desde pequenos que limpar a casa, lavar, passar e cozinhar não é “coisa de mulherzinha”. É dever de todo ser humano, independente do sexo.

Não tem problema se até agora você agiu errado. O importante é que dá tempo de mudar!

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.