Vereador vai ao Ministério Público contra a reorganização escolar


Publicado em 23 de outubro de 2015

O vereador Valdir do Carmo apresentou no Ministério Público uma representação contra a reorganização escolar proposta pela Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo.

De acordo com o vereador, que procurou a Gazeta para falar sobre o assunto, o governo estadual pretende reorganizar os alunos em escolas de ciclo único. Ou seja, só com estudantes da mesma etapa escolar: fundamental 1, fundamental 2 e ensino médio, o que deve ocorrer também em Iracemápolis.

O projeto será implantado já no ano que vem e mexerá com a estrutura organizacional das escolas. “Faltando menos de dois meses para o ano letivo acabar, ainda há dúvidas sobre o encaminhamento do programa. Não se sabe quantos alunos mudarão de escola, nem para onde vão. Há dúvidas se escolas vão fechar e o que acontecerá com os professores”, disse ele.

Os alunos poderão ser transferidos e, assim, vão para uma escola no máximo a 1,5 km da escola original, segundo a pasta de Educação do Estado. “Tememos que em nosso município essa distância seja ultrapassada, sem contar que a cidade é cortada pela Rodovia SP 306, que não conta com nenhuma passarela para garantir a segurança dos alunos”, alegou.

Para o vereador, a pressa na implantação de mudanças dessa natureza mostra que a reorganização será feita por questões econômicas e não pedagógicas. Ele afirma no documento enviado ao MP que a proposta da Secretaria de Educação não foi precedida de amplo debate entre professores, alunos, pais e funcionários, e está sendo imposta de cima para baixo, podendo haver sério prejuízo para os estudantes e para a educação de um modo geral.

“A falta de debate sobre a mudança trouxe uma grande insegurança a todos que podem ser afetados, alunos, pais, professores e funcionários, razão pela qual há necessidade de que sejam adotadas medidas para que coibir essa mudança radical já para o próximo ano letivo”, concluiu.

Em contato com a Gazeta, Valzinho conta que procurou o MP esta semana (Foto: Divulgação)

Em contato com a Gazeta, Valzinho conta que procurou o MP esta semana (Foto: Divulgação)

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.