Advogado Limeirense acaba de concluir mestrado em Harvard


Publicado em 17 de junho de 2016

O advogado Rafael Andrade, ex-aluno do Colégio Jandyra, acaba de concluir o mestrado em Harvard, uma das maiores universidades do mundo. Formado pela FGV, onde conquistou o prêmio de melhor aluno, Rafael é mestre em Direito, pela USP, e tem livros publicados. Ele conta que a experiência do mestrado em Harvard não poderia ter sido mais incrível e que a oportunidade o transformou pessoalmente e profissionalmente.

Para Rafael a rede de contatos que Harvard oferece foi, certamente, um dos maiores ativos do período em que ele passou por lá. “A minha turma de mestrandos tinha representantes de 72 países de todos os continentes do mundo. Além da diversidade de nacionalidades, os alunos possuem os mais diversos perfis profissionais e históricos de vida. Isso faz com que a experiência de discutir e aprender com seus colegas de sala seja tão importante quanto o que aprendemos em sala de aula com os professores de Harvard. Não é por outra razão que grande parte das aulas em Harvard são baseadas em discussões entre os alunos, coordenadas pelos professores”, explica.

O limeirenses também destaca que estudar em Harvard ofereceu a ele um senso de modéstia em relação ao que já alcançou e de empoderamento para continuar buscando novas metas. A modéstia, segundo ele, decorre da experiência de ter estudado com uma turma de pessoas absolutamente fantásticas e que realizaram muitos projetos de alto impacto social e intelectual. “A vasta maioria das pessoas que estuda em Harvard batalharam muito para serem aceitas no processo seletivo e carregam suas próprias inseguranças, seus medos e frustrações por projetos passados que não deram certo. Isso tudo me mostrou como o trabalho duro, a disciplina e o foco são essenciais para o sucesso”, afirma. “Eu saio de Harvard com a certeza que todo mundo pode construir coisas grandiosas para suas vidas, desde que a sua energia esteja direcionada para as coisas certas”, ressalta.

Agora, depois de concluir o mestrado, Rafael se prepara para ir para Portugal onde vai desenvolver um projeto em Portugal ligado à inovação e tecnologia aplicada ao direito. “Vou participar de um programa pioneiro em um escritório português que adota softwares de inteligência artificial para prestar serviços jurídicos”, conta.

Em agosto, Rafael volta pros EUA, em Nova Iorque, para trabalhar em um dos maiores escritórios de advocacia do mundo, com operações de fusões e aquisições internacionais. “Minha ideia é ficar nos EUA por um ou dois anos e depois voltar pro Brasil”, conclui.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.