Assuntos gerais – 18/12/2020


Publicado em 18 de dezembro de 2020

Mercedes-Benz

Embora já esperada, a notícia de que a montadora alemã deixará o país é o assunto do momento em Iracemápolis. Para muitos, não afetará em nada, mas para outros será um problema. A empresa operava aqui desde 2016.

Vamos com calma

Claro que a saída da montadora gera impacto na cidade, mas não tanto quanto dizem. A prefeitura informou que o ISS vai cair 8,4%, em média, e que o ICMS movimentado pela empresa correspondeu a 11% do total em 2019. Em 2020, deve ser até menos, uma vez que a venda de carros foi baixa durante o ano por causa da economia travada.

Mas é claro…

Que não é só isso que conta, uma vez que a empresa também gerava cerca de 500 trabalhadores diretos e indiretos. Muitos eram de fora, mas tinha gente daqui também.

Presidência da Câmara

Ralf Silva e Jean Ferreira são os dois vereadores que irão disputar a presidência da Câmara. Quem vencer, assume o comando nos anos 2021 e 2022. São duas pessoas novas, de idade e de ideias, e acredito que quem vencer fará um bom trabalho.

Transição de governo

Estou sabendo que a transição entre governos tem sido calma, sem percalços. A equipe atual, do prefeito Fábio Zuza, e a equipe nova, da Nelita, mantêm tom bastante profissional no diálogo, o que é ótimo para a cidade.

Nomes

A prefeita eleita Nelita ainda não divulgou os nomes que irão compor sua equipe de governo. A população aguarda para saber quem assumirá cada departamento público.

Situação econômica

Nelita terá muitos desafios em seu governo, como a questão do saneamento, mas a maior delas certamente será a questão econômica pela qual nosso país passa e que afeta demais as pequenas cidades.

Austeridade

O atual prefeito Fábio Zuza teve que fazer um governo bastante austero para pagar o salário dos servidores em dia e os outros custos fixos da administração. Com Nelita não deverá ser diferente, já que não há muito espaço no orçamento.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.