CAPS e SAME são inaugurados


Publicado em 1 de julho de 2016
Evento aconteceu na tarde de ontem e reuniu autoridades da cidade (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

Evento aconteceu na tarde de ontem e reuniu autoridades da cidade (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

A Prefeitura inaugurou na tarde de ontem, dia 30, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e o SAME (Serviço de Atendimento Municipal de Emergência). As unidades fazem parte do Complexo de Saúde onde funciona o Pronto Socorro.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Valmir, da vice Denise, do secretário de saúde, João Renato, do presidente da Câmara, Pedrão do Noé, e dos vereadores Juca do Ponto, Valdenito, Willian Mantz, Donizete, Perci, Elaine e Messias.

Durante o evento, João Renato apresentou as equipes que vão trabalhar nas unidades e reforçou a importância dos dois serviços para a saúde de Iracemápolis. O presidente da Câmara e a vice-prefeita também falaram sobre a relevância do CAPS e SAME.

Em seu discurso, Valmir disse que as tratativas para instalação das unidades tiveram início em 2013. “É um processo demorado que exigiu muito comprometimento e agilidade de toda a equipe. Nossa cidade perdeu o SAMU há alguns anos e hoje, com orgulho, conseguimos instalar o SAME, que realiza o mesmo trabalho. Por isso, deixo aqui minha gratidão a todos que se empenharam para a realização deste sonho. A cidade merece essa conquista”, disse.

CAPS

O CAPS é um serviço de tratamento em saúde mental, oferecendo atendimento qualificado e multisetorial com olhar integrativo à totalidade do indivíduo em sofrimento mental. O Centro vai contar com uma equipe composta por enfermagem, psicologia, psiquiatria e terapia ocupacional, que vai realizar acompanhamento clínico individual e grupal, atividades internas e externas estimulando a reinserção social dos usuários em seu meio a partir do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. O CAPS vai funcionar de segunda à sexta, das 8h às 17h.

SAME

O SAME é APH (atendimento pré-hospitalar) que realiza triagem dos casos por gravidade e complexidade, dimensionamento de cena, inicia o tratamento de modo precoce, estabiliza as funções vitais, previne complicações, trata as condições que possam levar o paciente a risco de morte, transporta o paciente com segurança.

Além disso, serão realizados atendimentos de apoio ao Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Policia Militar e a outros serviços quando solicitados. A ambulância é equipada com D.E.A. (Desfibrilador Automático), para atender situações de parada cardiorrespiratória, materiais de imobilização para traumas, kit parto, kit queimados, entre outros materiais. O SAME conta com uma equipe formada por um enfermeiro coordenador, cinco técnicos de enfermagem e cinco condutores socorristas.
O horário de funcionamento é 24horas e o telefone de emergência é 192.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.