Casos de dengue em Iracemápolis sobem 107% em maio

São 572 doentes. Em abril, eram 276. Prefeitura prepara ações contra epidemia


Publicado em 29 de maio de 2015

Iracemápolis já registra 572 casos de dengue em 2015, segundo balanço divulgado pela Prefeitura ao portal G1, da Globo. O número de infectados cresceu 107% em relação a abril, quando havia 276 doentes.

Nessa semana, a Secretaria de Saúde descartou que a morte de um jovem de 22 anos, ocorrida em março, foi em decorrência da dengue. “Descartamos após a realização de exames no Instituto Adolfo Lutz, que apontaram que a morte foi por febre maculosa”, disse o secretário de saúde, João Renato Alves Pereira.

Em novembro de 2014, outro morador da cidade morreu vítima da mesma doença, após ir pescar em Piracicaba.

AÇÕES

A Prefeitura está tomando ações diante do quadro. Ainda em abril, sancionou uma lei que altera o Código de Posturas da cidade e aumenta o valor da multa para proprietários de terrenos com lixo e entulho. A multa pode chegar a R$ 1.062,50 para lotes residenciais e R$ 1.593,75 para comerciais. Porém, a Prefeitura não divulgou um balanço sobre o número de autuações que realizou.

Ao G1, João Renato disse que a cidade tem um cronograma de ações de combate para evitar nova epidemia em 2016. Mas admitiu que não houve o mesmo tipo de programação em 2014 para evitar a situação atual.

“Realmente fomos pegos de surpresa, assim como todo o estado de São Paulo. Com planejamento, pretendemos reduzir em 90% os casos no próximo ano”, disse.

O plano de ações tem mais de 20 iniciativas previstas, entre arrastões, concursos em escolas, palestras, um dia D em março do ano que vem e até um certificado de qualidade para casas sem focos do Aedes aegypti.

Para evitar que o quadro atual avance, a Prefeitura anunciou medidas urgentes. Entre elas, a adaptação de duas salas do Pronto Socorro para a hidratação de pacientes com suspeita de dengue.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.