Conselho do PCJ tem presença de vereadores de Iracemápolis


Publicado em 14 de março de 2014
Encontro ocorreu para deliberar sobre a falta de chuvas no Sistema Cantareira (Foto: Assessoria de imprensa CMI)

Encontro ocorreu para deliberar sobre a falta de chuvas no Sistema Cantareira (Foto: Assessoria de imprensa CMI)

Os vereadores William Mantz (PR) e Juca do Ponto (PP) estiveram na última terça-feira, dia 11, na reunião do Consórcio PCJ convocada pelo conselho fiscal para tomar algumas atitudes em relação a falta de chuvas no Sistema Cantareira onde estão as bacias do PCJ cujos reservatórios chegaram a 15% da capacidade nesta semana. O encontro foi realizado no plenário da Câmara Municipal de Campinas.

O conselho fiscal do PCJ, do qual William é o 1º secretário e Juca é suplente, é formado por representantes das Câmaras de Vereadores dos 43 municípios associados à entidade e tem a função de apreciar e fiscalizar as contas e as atividades da entidade. O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí é uma associação de direito privado, sem fins econômicos, composta por municípios e empresas.

Segundo William, nesta reunião foi deliberada a realização de uma grande manifestação – “Ato do Cantareira” – para chamar a atenção de toda a sociedade quanto à crise existente nas regiões abastecidas pelo sistema, sendo que o encontro será realizado na ponte do município de Piracaia/SP, estrada entre Piracaia e Joanópolis, onde localiza-se o reservatório Jaguari/Jacareí que está com vegetação de médio porte no leito da barragem.

Outra importante deliberação foi para garantir que a redução da dependência do Sistema Cantareira pela Grande São Paulo garanta no mínimo, 12 m³/s de liberação de vazões para as bacias PCJ no período de estiagem e 18 m³/s até 2024. “Através de suas nascentes, os rios Jaguari/Jacarei, Cachoeira e Atibainha são responsáveis pelo abastecimento de 50% da Grande São Paulo”, afirmou William.

Os dois vereadores confirmaram a presença no manifesto em Piracaia, ocasião que irão elaborar uma moção para que o Governo do Estado cumpra o seu dever técnico de gerenciamento destas bacias.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.