Crianças x Quarentena


Publicado em 3 de abril de 2020
João Cleber Professor de Educação Física Especialista em Biomecânica do Movimento Coach de Crossfit Empresário e Proprietário da Tribos Academia

João Cleber
Professor de Educação Física
Especialista em Biomecânica do Movimento
Coach de Crossfit
Empresário e Proprietário da Tribos Academia

“Que energia!”, “ele(a) não cansa não?”, “quanta imaginação”.

Quem já se pegou dizendo algo do tipo nesses dias de QUARENTENA? Se você como eu possui um anjinho(a) cheio de ENERGIA na sua vida, a coluna de hoje é para você!

Praticamente em todo o país as aulas foram suspensas devido ao Coronavírus e as crianças obrigadas a ficar em casa e ai Papai e Mamãe haja imaginação, celular e tv terão sua vez (claro!) mas que tal dar uma variada?

Não é um período de férias e é importante deixar isso claro. Em primeiro lugar, os pais devem organizar uma rotina com seus filhos para manter uma regularidade e equilíbrio no aprendizado. Ao fazer isso, é importante adaptar brincadeiras e atividades no dia a dia das crianças para que tragam uma carga educativa e lúdica ao mesmo tempo. Resgatar brincadeiras de infância como pular corda ou amarelinha, pode ser interessante como atividade física. Trabalhos manuais desenvolvem a coordenação motora. No Instagram contadores de histórias fazem lives diáriamente. Ainda tem a opção de jogos educativos facilmente encontrados em canais do YouTube.

Crianças de 6 meses até 3 anos de idade precisam trabalhar as áreas do cérebro voltadas à atenção, a memória operacional que está relacionada ao raciocínio e aprendizado e a linguagem. Brincadeiras simples, como “esconde/achou” ou jogos de imitação, que envolvam repetições de gestos ou ações, já funcionam como bons desafios para exercitar a mente.

Vale a pena investir em brincadeiras que estimulem a criatividade e a coordenação motora dos pequenos. Massinha é uma boa pedida. Os pais podem fazer a massinha em casa usando farinha de trigo e se o processo for realizado em parceria com os filhos torna a brincadeira ainda mais divertida. Jogos de montar e encaixar peças exigem também atenção e foco o que é ótimo e Bolinha de sabão é distração garantida.

Para os um “pouquinho maiores”, brincadeiras antigas ajudam a gastar energia e não exigem muito espaço. Um corredor de casa pode se transformar em amarelinha. Pular elástico ou corda e brincar com o bambolê também desenvolvem a coordenação. Lembra do Vivo ou Morto? Levantar e abaixar de acordo com o comando. Tem quintal? Uma varanda? Bola na parede também é válido!

A grande dica: o importante é participar, muitos de nós não tínhamos tempo para nossos filhos e se há algo de bom para extrair da dificuldade que estamos enfrentando é o TEMPO que agora temos com nossas famílias, e que tal aprender com os pequeninos?

“Ser criança é acreditar que tudo é possível. É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco. É tornar-se gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos. Ser criança é fazer amigos antes de saber o nome deles. É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar. Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias. Ser criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser”. (Gilberto dos Reis)

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.