De quem é a responsabilidade?


Publicado em 20 de junho de 2014

Nesta semana, mais um caso de ataque de cães foi noticiado pela imprensa regional. Uma dona de casa de 36 anos foi atacada por um casal da raça pitbull em Limeira. Por algum descuido, o portão da residência em que os cachorros moram estava aberto e, ao perceber que a mulher passava próximo ao local, os animais saíram e a atacaram.

A mulher foi socorrida e levada ao Pronto Atendimento da Santa Casa onde recebe cuidados. O caso traz, mais uma vez, à tona a questão de até que ponto esses animais são ou não perigosos. Longe dessa discussão que cabe à especialistas e cuidadores, o fato é que manter esses e outros animais exige cuidados e responsabilidade.

Muitos são os profissionais que afirmam que a raça não é violenta com muitos dizem, mas garantem que possuir esse tipo de animal exige suas precauções. Não quer dizer que eles atacam gratuitamente, mas há lei que determina essa atenção. Da mesma forma que não se deixa um portão aberto a um pitbull também não se deve deixar a qualquer outro cão. Qualquer outra raça pode cometer um ataque se se sentir intimidado. Na rua eles também estão aptos a serem atropelados ou outros perigos.

A lei estadual 11.531/2003, com decreto 48.533/2004 determina que animais das raças pitbull, rottweiller e mastin napolitano devem ser conduzidos com guia curta, enforcador e focinheira. Essa lei deve ser cumprida no Estado de São Paulo. Culpar os animais não é o caminho, o caminho é que os donos se tornem mais responsáveis. De fato, são animais lindos e podem ser grandes amigos, mas em todos os casos a responsabilidade deve ser maior.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.