Dengue: Prefeitura divulga caso e alerta sobre prevenção


Publicado em 15 de março de 2019
 Profissionais de setores municipais organizam ações para ampliar conscientização junto à população (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

Profissionais de setores municipais organizam ações para ampliar conscientização junto à população (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

A Prefeitura divulgou um primeiro caso de dengue em Iracemápolis em 2019. É um caso “autóctone”, ou seja, contraído no próprio município.

Antes mesmo da confirmação, profissionais de Saúde já haviam intensificado as ações de prevenção por causa de um já esperado surto da doença em todo o estado de São Paulo e da circulação do vírus 2 da dengue.

De acordo com o vice-prefeito e coordenador de Saúde, Messias Humberto de Oliveira, profissionais do setor estão realizando atividades de orientação em bairros e unidades de saúde para ampliar a conscientização.

“Esse período exige um cuidado extra, pois é propício para a formação de focos do mosquito transmissor. Daí a importância de um trabalho conjunto entre Prefeitura e população na eliminação de criadouros”, orienta.

Em Iracemápolis, o caso confirmado foi no Jardim Primavera, mas profissionais da Vigilância em Saúde já encontraram larvas do Aedes aegypti em outros bairros.

PREVENÇÃO

O vírus 2 da dengue é prejudicial a todos, mas traz complicações ainda maiores a quem já teve algum tipo de dengue antes. Por isso, é importante combater o acúmulo de água limpa, locais propícios para a criação do mosquito transmissor.

Também é importante fazer a limpeza de entulhos em terrenos, lixo irregular e mato alto. A fiscalização foi intensificada pela Prefeitura e os proprietários de áreas em más condições estão sendo notificados.

É importante a população ter a consciência de que a região inteira está em alerta. Como exemplo, nos primeiros meses de 2019, a cidade vizinha de Limeira já registrou mais casos de dengue do que em todo o ano passado.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.