Fumaça assustou Iracemápolis e região na segunda-feira


Publicado em 14 de março de 2014

Na noite de segunda-feira, incêndio provocado numa fazenda na divisa de Cordeirópolis levou fumaça a diversos bairros de Iracemápolis e Limeira. O local da queima foi próximo da rodovia dos Bandeirantes, na Fazenda Santo Antônio, segundo a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb).

Nesta noite, vários bairros da cidade ficaram com forte cheiro de queimado e fumaça branca. As equipes da Defesa Civil dos municípios foram mobilizadas e encontrar o foco do incêndio.

Não foi identificada a origem do fogo, mas a dimensão da área queimada foi estimada pelos técnicos em 5 hectares, equivalentes a cerca de 50 mil m², segundo informações da Gazeta de Limeira. É uma área particular que já foi arrendada à usina, mas devolvida há dois anos. No local, sobraram vegetação e restos de cana que cresceram.

Além de não ter plantação de cana-de-açúcar no local, não foram atingidas áreas de proteção permanente (APP) ou mata ciliar. A queima de itens secos e vegetação resultaram na fumaça esbranquiçada, levada pelo vento às cidades. O proprietário solicitou à usina que auxiliasse na contenção das chamas, o que foi feito.

A região, assim como diversas áreas do Estado, mal saiu da situação de estiagem fora de época, e já está próxima do período quando essa característica é, de fato, esperada.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.