Giro Nacional – 28/02/2020


Publicado em 28 de fevereiro de 2020

Cortes no Bolsa Família impulsionam extrema pobreza

Nos últimos cinco anos, o Bolsa Família excluiu milhares de beneficiários. O reflexo foi constatado por um estudo da Fundação Getúlio Vargas, que aponta a queda na renda dos brasileiros mais pobres como principal consequência. Entre 2014 e 2018, a renda dos 5% mais pobres caiu 39% e o país registrou aumento de 67% na população que vive na extrema pobreza.

Reforma tributária mexe com USP, Unesp e Unicamp

A reforma tributária em debate no Congresso coloca sob incerteza três universidades paulistas: USP, Unesp e Unicamp, que têm se reunido para debater o tema. Graças a um decreto de 1989, as instituições recebem 9,57% da cota estadual do ICMS para se manter (90% do orçamento delas vêm desse repasse). A reforma tributária, porém, extingue o ICMS.

Governo de SP dá reajuste de 12,8% a professores

O Governo do Estado anunciou reajuste salarial de 12,8% para professores da rede. Com isso, São Paulo passará a cumprir o piso nacional da categoria. Neste ano, o piso foi estabelecido pelo Governo Federal em R$ 2.886,24. O impacto no orçamento público é de R$ 590,6 milhões. As informações desta coluna foram retiradas da Folha de S. Paulo.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.