Informação é o melhor caminho


Publicado em 12 de setembro de 2014

Na última semana, a reportagem da Gazeta esteve na Aril de Iracemápolis para conhecer o trabalho realizado e também desenvolver o material, conferido na edição da semana passada. Nele, o psicólogo da instituição falou um pouco sobre o que é o autismo e a importância do apoio e tratamento corretos.

Até o ano passado, os autistas do município eram tratados no CEMA em Limeira, quando a Prefeitura foi comunicada que o tratamento no local não seria mais possível já que Limeira, devido à fila de espera, precisava se concentrar em seus pacientes.

Com o prazo dado, a Prefeitura encontrou na Aril a opção de manter essas crianças e adolescentes em tratamento. Houve um período de especialização para que tudo fosse feito da maneira adequada.

No local, as crianças possuem salas específicas para as atividades, alimentação e profissionais capacitados. A seriedade da instituição é comprovada por aqueles que passam por ela. E é preciso mesmo um trabalho sério para que os atendidos possam ter, de fato, uma vida com mais qualidade.

O autismo, apesar de já ter sido tema de novelas, filmes e outras publicações, ainda é desconhecido por muita gente. Há também o preconceito da parte de quem não conhece e não busca se informar.

Segundo informou a entidade, o Transtorno do Espectro Autista, como também é conhecido, é um termo que engloba um grupo de afecções do neurodesenvolvimento, cujas características envolvem alterações qualitativas e quantitativas da comunicação, seja linguagem verbal e/ou não verbal, da interação social e do comportamento caracteristicamente estereotipados, repetitivo e com gama restrita de interesses.

O que as famílias precisam saber é que com o tratamento adequado é possível buscar uma vida com qualidade. Buscar informação, bons profissionais e estar disposto a ajudar são itens que os pais podem fazer para promover melhora dessas crianças e jovens. A informação é o melhor caminho e a Aril também oferece esse acompanhamento aos pais.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.