Município programa reabertura de igrejas

Tema é analisado por Comitê Gestor; retomada das atividades religiosas deve ocorrer a partir de 5 de setembro


Publicado em 21 de agosto de 2020

A Prefeitura vem trabalhando para permitir a retomada de atividades religiosas, de forma presencial, a partir de setembro. Para isso, os templos precisarão se adaptar para seguir os protocolos sanitários vigentes com o objetivo de evitar o contágio do novo coronavírus.

O assunto vem sendo analisado pelo Comitê Gestor do Plano de Prevenção em Saúde da Covid-19, composto por profissionais de diversas áreas, e um plano de reabertura já foi solicitado às igrejas. Na próxima terça-feira (25), líderes religiosos estarão em reunião com os membros do Comitê para a definição de ajustes.

A retomada é prevista para a primeira semana do mês, a partir do dia 5. Os ajustes estão sendo postos pela equipe da Saúde e serão divulgados para conhecimento público.

Entre as medidas que serão postas para reabertura, estão regras para evitar lotação, distância mínima entre pessoas, disponibilidade de álcool em gel e cuidado extra com a higienização de espaços de convívio, entre outras regras.

A retomada das atividades religiosas integra uma série de medidas que o Plano SP, elaborado pelo Governo do Estado, prevê para a volta gradual da economia, do lazer e de outras esferas. Com a reabertura do comércio, de academias e de outros espaços, a volta das atividades nas igrejas é uma questão de tempo, desde que seguindo regras sanitárias.

CENTRO DE LAZER

Além da permissão para a retomada de atividades religiosas, o Comitê avalia a reabertura do Centro de Lazer (porém, para um momento mais adiante).

O número de casos de covid-19 é acompanhado semanalmente, e, a depender da combinação de diversos fatores, o espaço poderá ser reaberto.

Por ora, não há data prevista. O Comitê pretende trabalhar o tema após a retomada das igrejas e a análise do impacto das medidas sanitárias atuais.

VOLTA ÀS AULAS

Ainda sobre a retomada de atividades, a Prefeitura informou que está realizando uma pesquisa sobre volta às aulas com pais e/ou responsáveis de alunos de escolas municipais. O tema ainda será levado ao Conselho Municipal de Educação para avaliação e ao Comitê Gestor da Covid-19.

A decisão sobre a retomada ou não das aulas de forma presencial vai ocorrer em setembro.

Por ora, o Município segue trabalhando o ensino a distância na rede municipal, com avaliação positiva pela Coordenadoria de Educação. As escolas municipais utilizam diversos meios digitais e mantêm contato com a Diretoria Regional de Ensino para temas correlatos.

As escolas municipais também utilizam materiais impressos, entregues com agendamento, para complemento das atividades fornecidas por meios digitais.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.