O valor da Educação


Publicado em 20 de setembro de 2014

Na última edição, a Gazeta trouxe a reportagem sobre os índice alcançado pela rede municipal no Ideb, que avalia, a partir de provas, a qualidade da educação.

A preocupação com a educação das crianças deve ser uma preocupação do poder público, que tem a obrigação de oferecer qualidade e condições de ensino. Mas a participação dos pais sempre foi e continua sendo fundamental.

Educação vai além de saber escrever corretamente ou contar. Educação ocorre também na formação do pensamento crítico, interpretação de texto e situações e realização de análises.

A cada dia, basta conversar com professora, o que se vê é um desestímulo neste assunto. Por mais bem intencionada que seja a profissional, por melhor que seja a escola, se a continuidade do ensino não ocorrem em casa, no dia a dia, é possível que todo esforço se perca.

A educação não tem preço e não pode ser mensurada em cifras, mas pode abrir portas e oferecer um futuro. Já dizia o pensador, a educação é o único bem que não pode ser roubado ou tirado de uma pessoa.

Um engenheiro pode perder tudo de material, mas permanece engenheiro pela luta, estudos e diploma. O mesmo ocorre com o advogado, o médico ou o jornalista. E todas as profissões, sejam elas com curso superior ou não, dependem de bons profissionais que, consequentemente, dependem de educação de qualidade.

Além de bons profissionais, bons cidadãos, bons filhos e moradores também dependem de uma educação de qualidade para uma vida de qualidade. E isso inclui a educação da sala de aula e a educação que só pode vir de casa. Vamos investir mais em educação?

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.