Pacientes em hemodiálise: transporte por táxis amplia qualidade no tratamento


Publicado em 26 de julho de 2019
Quatro dos sete taxistas da parceria. Medida reduz custos e traz conforto aos usuários (Foto: Divulgação)

Quatro dos sete taxistas da parceria. Medida reduz custos e traz conforto aos usuários (Foto: Divulgação)

Os pacientes de Iracemápolis que fazem hemodiálise em cidades da região começaram a fazer o traslado por meio de táxis custeados pela Prefeitura. A medida foi implantada neste ano e tem contribuído para dar mais qualidade ao tratamento.

A opinião é compartilhada por taxistas e pacientes, segundo apurou a reportagem. Um dos taxistas do município, José Amaral, o Zocão, frisa que viaja quase que diariamente com os pacientes e tem notado a satisfação. “Essa medida tornou as viagens para eles mais confortáveis. Ampliou também a pontualidade, segundo eles próprios”, afirma.

Ao implantar a medida, o prefeito Fábio Zuza já havia informado que o objetivo era dar mais conforto aos pacientes, além de trazer economia ao município.

“Nosso objetivo é ampliar a qualidade e a pontualidade no atendimento. Mas também reduzir custos. Todo o agendamento das viagens segue com o setor de Transportes e os serviços são acompanhados de perto”, detalha.

Para os pacientes, o ganho é grande, uma vez que os taxistas costumam trabalhar com carros de excelente qualidade.

O diretor municipal de Transportes, Clodoaldo Benedicto (Lela), afirma que a demanda do setor ficou mais fácil de ser atendida. “Para implantá-la, fizemos reuniões entre prefeito, taxistas e profissionais da Controladoria e da Contabilidade”, cita.

ECONOMIA

A medida é fruto de estudos que levam em consideração diversos custos, como diária e hora-extra de motoristas, consumo de combustível, pedágio e manutenção de carros da frota municipal — como troca de pneus, óleo e outros desgastes.

Lela informou que, na ponta do lápis, fica mais barato locar táxis. “Após esse estudo, chamamos os taxistas da cidade e definimos a alteração no transporte”, detalha.

Passados três meses da alteração, a Controladoria Interna calcula que a economia aos cofres públicos, em média, é de 46% em relação ao modelo de transporte anterior — feito inteiramente com veículos municipais.

Lela frisa que a alteração beneficia o setor como um todo. “Ao locar o serviço para pacientes em hemodiálise, os veículos e os motoristas da Prefeitura ficam disponíveis para a realização mais eficiente de outros roteiros. Com isso, é possível dar mais qualidade no atendimento à população”, pontua.

PACIENTES CONFIRMAM

Pacientes e familiares confirmaram a melhora no transporte. A reportagem ouviu três deles, mas preservará nomes por questão de sigilo, uma vez que estão em tratamento médico de foro íntimo.

“Melhorou a pontualidade e a qualidade dos carros. Vamos e voltamos ao médico com mais conforto”, disseram, em resumo.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.