Piracicaba solta mosquitos da dengue transgênicos pela cidade

Mosquito modificado gera filhotes que morrem antes de picar as pessoas


Publicado em 1 de maio de 2015

Um projeto muito interessante está em prática em Piracicaba. Em decorrência do alto número de casos de dengue, que assola toda a região, a cidade vizinha soltou nesta quinta-feira, dia 30, cerca de 100 mil espécimes do chamado “Aedes do Bem”. Trata-se de mosquitos Aedes aegypti geneticamente modificados.

Os insetos foram soltos em uma residência da rua Melvin Jones, no bairro Cecap, zona leste. A região é recordista em casos de dengue na cidade, que contabiliza cerca de mil já confirmados.

A soltura foi feita pela empresa Oxitec, em parceria com a Prefeitura, depois da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público para garantir a segurança do projeto.

Foram soltos machos transgênicos que não picam as pessoas. Ao cruzar com as fêmeas, o mosquito modificado gera uma prole que morre antes de atingir a idade reprodutiva, reduzindo assim a população do inseto.

ESTRATÉGIA

De acordo com matéria publicada no G1, a Oxitec irá soltar cerca de 800 mil mosquitos toda semana no correr do primeiro mês. A expectativa é de que em dez meses não haja mais Aedes no bairro.

A Prefeitura vai pagar R$ 150 mil pelo projeto, considerado experimental, já que o Aedes transgênico ainda está em processo de liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

LIMEIRA

A Prefeitura de Limeira deve seguir o exemplo. Também de acordo com o G1, o Poder Executivo vai retomar as negociações com a Oxitec, empresa que desenvolveu a tecnologia do mosquito transgênico como arma contra a dengue.

Limeira convive com epidemia desde fevereiro, com 7.677 casos confirmados e 14.269 suspeitos.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.