Prefeitura vai manter benefícios para todos os planos

Valmir ressaltou que servidores que não têm convênio não poderão mais receber ajuda


Publicado em 7 de março de 2014

Na noite da última quarta-feira, durante a sessão da Câmara, o prefeito Valmir Gonçalves de Almeida comunicou que o benefício saúde será mantido a todos os servidores, independente do plano de saúde que for escolhido. O prefeito ressaltou, porém, que o benefício não será mais pago a quem não optar por nenhum plano.

Durante a palavra, Almeida explicou que não foi necessário enviar um novo projeto de lei à Câmara. “Essas ações estão de acordo com o que já está determinado na lei de 2006. O que vamos fazer é cumprir o que a lei determina”, explicou.

Servidores e representantes do sindicato também acompanharam a sessão. Segundo Almeida, o benefício para todos os planos é definitivo. “Chegamos a analisar manter o valor apenas para quem aderisse ao plano da Prefeitura. Mas estive em diversos setores e conversei com servidores que me explicaram sua situação. Também falei com nove dos vereadores que me pediram para que reavaliasse”, diz.

Alguns funcionários apresentaram ao prefeito casos em que não poderiam fazer a alteração no plano devido a tratamentos e cirurgias marcadas. Atualmente, com o plano concedido pela Medical, explicou, os servidores terão um ganho salarial e a empresa se prontificou a instalar um ambulatório na cidade.

Almeida explicou também que o benefício deve subir de R$ 66 para R$ 72, seguindo índice da Agência Nacional de Saúde (ANS).

Um caso que foi encaminhado ao prefeito, é a possibilidade de manter o valor aqueles servidores que estão como dependentes de familiares em planos médicos. Segundo Almeida, manter esse benefício pode ir contra a legislação. “Decidi que vou manter isso em análise e conversar com o setor jurídico sobre a possibilidade para que não haja problemas”, diz.

IMPASSE

Segundo Almeida, foram pedidas explicações ao sindicato dos servidores municipais relacionadas aos valores do plano médico oferecido por intermédio do órgão. O prefeito defende que o sindicato baixou o preço das mensalidades e conseguiu um novo contrato após a Prefeitura realizar a licitação com a Medical. “Quero entender o porquê o valor não foi baixado antes. Porque o servidor pagava caro e agora que a Prefeitura apresentou uma opção, eles conseguiram diminuir o valor. Enviei um documento na sexta-feira cobrando esse retorno, mas ainda não tive respostas”, disse.

SINDICATO

A presidente do sindicato dos servidores, Odila Cosenza Brandão, explicou que manter o benefício para todos os servidores era a luta da entidade e que espera que a Prefeitura cumpra com a proposta apresentada na Câmara.

Sobre a informação de alteração no preço dos planos citada pelo prefeito, ela explica que ocorreu uma mudança no contrato. O plano oferecido pelo sindicato, segundo ela, tinha um valor único e cobertura mais ampla.

Agora, com maior participação dos mais jovens, foi possível conseguir o plano por idade. “Para os mais velhos não houve baixa, pelo contrário. O plano ficou mais barato para os mais jovens. Porém, a partir da terceira consulta, por exemplo, haverá um pagamento de taxa, o que antes não ocorria”, citou. Ela esclarece ainda que os planos e preços sempre foram definidos em assembleia com todos os servidores.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.