Presidente do Conseg fala sobre segurança pública


Publicado em 24 de maio de 2019
Conselho se reúne na ACIAI para debater ações conjuntas (Foto: Divulgação)

Conselho se reúne na ACIAI para debater ações conjuntas (Foto: Divulgação)

Marcelo Lima dos Santos, 51 anos, é o novo presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Iracemápolis. Ele assumiu a direção em abril deste ano para um mandato que vai até abril de 2021. Conversamos com o novo presidente. Confira.

O que é o Conseg?

É uma entidade de apoio às polícias. Em outras palavras, são pessoas da comunidade que se reúnem para discutir, planejar, analisar e acompanhar as soluções dos problemas que refletem na segurança pública. É um meio de estreitar a relação entre comunidade e polícias e fazer com que cooperem entre si.

As reuniões são frequentes?

São mensais, sempre na terceira quarta-feira de cada mês na ACIAI (Rua Pedro Chinelatto, 490, Centro).

Quem pode participar?

Polícias (civil, militar, federal e rodoviária), guardas municipais, prefeito, vereadores, empresários, representantes de ONGs, igrejas, escolas e pessoas da comunidade em geral.

Como você avalia a segurança pública?

As forças de segurança do município (Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil) são sempre atuantes, mantendo números estatísticos sempre baixos.

Como presidente, o que propõe para ampliar a atuação do Conseg?

A participação efetiva da população e líderes comunitários. A capacidade de organização de uma comunidade é fator determinante para seu progresso. Assim, quanto mais autossuficiente e capaz de se organizar na busca de satisfação de suas necessidades, mais rapidamente vai obter níveis ótimos de paz social. Para isso, o Conseg é uma grande ferramenta de organização social e de exercício da cidadania.

Deixe uma mensagem aos nossos leitores.

A preservação da ordem pública é dever do estado, porém, direito e responsabilidade de todos.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.