Proclamação da República


Publicado em 9 de novembro de 2018

Na próxima quinta-feira, dia 15, completa 129 anos da Proclamação da República.

O fim da monarquia representou um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil que passou a ser comandado por um presidente escolhido pelo povo por meio de eleições. Marechal Deodoro da Fonseca, responsável pela Proclamação da República, foi o primeiro a ocupar o posto, ainda que de forma provisória.

Desde que foi proclamada a República, a história registrou muitas lutas do povo brasileiro no exercício da democracia. Dois presidentes “impeachmados” (Fernando Collor em 1992 e Dilma Roussef em 2016), por exemplo, mostram a força de um povo consciente do seu poder.

As últimas eleições presidenciais, que entraram para a história por causa do forte engajamento do povo nas redes socias, também mostraram o povo exercendo sua função, e neste momento pós eleição em que o Brasil está passando, é bom salientar a importância de cobrar resultado dos governantes eleitos.

A República foi instaurada para garantir progresso e qualidade de vida para o povo, então quando isso não acontece é imprescindível que o povo se levante e faça valer a democracia.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.