Professores deram curso preparatório para Enem em 2016 e buscam apoio para continuar trabalho

Trabalho voluntário ajudou estudantes a consguirem vaga na universidade


Publicado em 13 de maio de 2017
Alunos participam de aula do curso popular (Foto: Arquiivo Renata Dell’ Arriva)

Alunos participam de aula do curso popular (Foto: Arquiivo Renata Dell’ Arriva)

Os professores Daniel Firakovski Luz e Renata Dell’Arriva montaram no ano passado um projeto de um curso preparatório para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) oferecendo aulas gratuitas para alunos do terceiro ano das escolas estaduais de Iracemápolis. O projeto divulgado nas escolas João Ometto e Cesarino Borba contou com a participação de diversos estudantes que este ano entraram na universidade.Felizes com o resultado,eles pretendem dar continuidade ao trabalho neste ano e para isso buscam apoio.

No ano passado o trabalho voluntário teve início no dia 14 de setembro e se estendeu até o dia 29 de outubro. Apenas R$10 para cópia das apostilas foram recolhidos dos alunos além de 1 litro de leite que foi doado para o Lar São Vicente de Paula. As aulas foram ministradas no prédio da Igreja do Evangelho Quadrangular que cedeu o espaço para a realização do projeto.Os professores não puderam contar com o apoio da prefeitura devido a lei eleitoral.

Daniel conta que o amor à educação foi a principal motivação no desenvolvimento do projeto, uma vez que o trabalho de toda a equipe foi voluntário. “A ideia do cursinho popular veio de minha namorada, Renata Dell’Arriva, com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma melhor chance na prova do Enem de 2016 e nos outros vestibulares daquele ano, uma vez que na cidade não havia nenhuma opção gratuita ou paga.Todo o trabalho da administração e dos professores, foi inteiramente voluntário baseado no amor à educação e no desejo de proporcionar àqueles adolescentes uma melhor chance na disputa insana que é o vestibular. Eu e minha namorada trabalhamos na administração e com algumas aulas e isso foi árduo, sacrificamos nossos horários livres para que o projeto saísse do papel, no entanto, depois de tanto trabalho, o resultado que nossos adolescentes apresentaram nas provas e nas aprovações, fizeram tudo valer a pena”, disse.

Dos alunos que participaram das aulas, muitos entraram para a univaersidade e remetem a conquista ao curso. “O cursinho foi uma ótima oportunidade que surgiu em um ano em que precisávamos de ajuda, de alguma coisa que nos guiasse. Ter professores que se dispunham a nos ajudar e incentivar era algo que nos motivava a seguir um sonho bem difícil de alcançar, que é a vaga em uma faculdade para alunos que saem de escolas públicas. Foi muito bom ter uma base e ter alguém para tirar as minhas dúvidas e a dos colegas em um momento tão importante. Hoje eu consegui a minha tão esperada vaga na unicamp, e espero um dia poder ajudar outros alunos da mesma forma que fui ajudada pelos professores do cursinho voluntário,” declara Julia Mello, 18 anos, hoje aluna da Unicamp.

Para este ano os professores desejam repetir o trabalho e buscam apoio para esta realização.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.