Quando a violência é aceita


Publicado em 21 de março de 2014

Nas últimas semanas, muito tem se discutido sobre quando a violência é aceita e quando é normal que a sociedade reaja à violência à qual está submetida. As discussões tiveram início quando uma apresentadora de um telejornal conhecido realizou um comentário onde se mostrava quase que favorável ao grupo que acorrentou um jovem a um poste.

É verdade, o rapaz era um ladrão já conhecido na redondeza. Quando grupos de direitos humanos se manifestam contra esse tipo de ação da população, são muitos os comentários que incitam essa violência como “leva para casa”.

A questão é que após esse fato específico, diversos outros surgiram no país. Populares que revoltados, agrediram e espancaram possíveis assaltantes. Claro que a população está cansada, mas esse tipo de ação promete alguma resposta? Vai solucionar o problema da falta de segurança que ocorre em todo país?

Aceitar a violência não pode ser algo normal. Reagir com crime também não vai deixar a população mais segura. Pelo contrário, isso pode começar a ser usado para justificar atos criminosos. Recentemente, um ator foi preso por engano. A vítima de um assalto o reconheceu como sendo o autor do crime. Pouco tempo depois, após o rapaz comprovar que era um trabalhador, a mulher voltou atrás e afirmou que ele não era o assaltante. Todos se confundem, especialmente em situações de nervosismo.

Por isso, atos como os que têm ocorrido na tentativa de vingar um crime não podem ser aceitos. Quem espanca e mal trata é criminoso, assim como quem rouba.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.