“Todos pela Clarinha”. Bebê precisa de transplante de medula para curar doença rara

Pais fazem campanha nas redes sociais em prol de doação


Publicado em 27 de janeiro de 2017
“Não vai fazer falta para você. Vai fazer toda a diferença para ela” (Foto: Arquivo Pessoal)

“Não vai fazer falta para você. Vai fazer toda a diferença para ela” (Foto: Arquivo Pessoal)

Uma campanha por doações de medula óssea tem mobilizado Iracemápolis desde a última semana. O pedido é para salvar a vida da pequena Clara de apenas seis meses. Ela foi diagnosticada com uma rara doença nos ossos e a única chance de cura é através do transplante de medula.

Clara, foi diagnosticada com osteopetrose, “ossos de pedra”, doença rara que causa o endurecimento dos ossos, tornando-os mais densos e quebradiços. A doença pode causar cegueira, surdez, paralisia facial, atraso no crescimento, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor podendo levar à morte.

Na semana passada os pais de Clara, a dona de casa Anna Julia e o vigia Bruno Henrique Jamaittis Purgato, decidiram lançar uma campanha no Facebook pela doação de medula para a criança. Eles divulgaram uma foto da menina e contaram o drama que enfrentam. A campanha ganhou o nome de “Todos pela Clarinha”. “Não vai fazer falta para você. Vai fazer toda a diferença para ela”, diz a foto de capa no Facebook do casal.

Muitas pessoas compartilharam o post e procuraram os hemocentros para doarem a medula. O casal agradeceu aos doadores, mas pediu que mais pessoas doassem, pois não é possível fazer um teste de compatibilidade direto com alguém que está na fila de transplantes, os doadores têm que se cadastrar no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), onde uma pequena amostra de sangue é coletada e registrada no sistema, caso haja compatibilidade com alguém, o REDOME entra em contato para confirmar a doação.

Para doar é preciso procurar o Hemonúcleo de Piracicaba, Hemocentro de Campinas ou o Hospital Estadual de Sumaré. As doações não precisam ser agendadas. Mais informações pelo telefone 9 8307.3995.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.