Transporte de qualidade beneficia a todos


Publicado em 21 de novembro de 2014

Já disse um pensador que um país rico não é aquele em que todos terão condições para ter um carro mas, sim, aquele em que todos podem usar, sem preocupações, o transporte público. No transporte coletivo, há quem use por necessidade, mas há também quem prefira por questão economia, ou consciência ambiental, deixar o carro em casa.

No entanto, esse segundo grupo de pessoas tem se tornado mais escasso, uma vez que falta motivação para encarar um transporte que, cada vez mais, tem ficado conhecido pela falta de qualidade. Parece senso comum quando alguns questionam: Por que, nos carros, o motorista é multado se estiver sem cinto de segurança, mas nos ônibus muita gente vai em pé, se apoiando em corrimão? Não é senso comum, é óbvio que está errado.

Nesta semana, diversas reclamações relacionadas ao transporte intermunicipal chegaram às autoridades e à imprensa. Fossem elas pelas redes sociais ou mesmo por outros meios. No entanto, é preciso lembrar que o caso é antigo. Não é de hoje que a população reclama da super lotação em horários de pico, mas o que mudou?

É verdade que o serviço é oferecido por empresas privadas, mas a população espera que seus representantes, aqueles a quem elegeu, busquem conversas e soluções com essas empresas para que algo, de fato, mude.

Todos os dias, milhares esperam em pontos de ônibus e precisam desse transporte. Todos os dias há quem pense. “Posso contribuir com o meio ambiente e deixar o carro hoje”. Porém, todos os dias, o serviço prestado desestimula esse popular e a consequência disso é o trânsito cada vez mais caótico e cidades mais poluídas, com menos qualidade de vida.

Na última semana, a Gazeta mostrou que uma reunião do Aglomerado Urbano, sediada em Iracemápolis, discutiu, entre outros temas, o transporte. O desejo que fica que é o assunto saia do campo da discussão e entre no campo das ações.

Investir em transporte público de qualidade não é apenas para quem usa do serviço, é para todos. Afinal, em uma mesma cidade, deve haver espaço para todos os tipos de veículos e condições para que todos possam trabalhar e se divertir com segurança.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.