Transportes: padronização, controle sobre gastos e satisfação dos usuários


Publicado em 27 de dezembro de 2019
Lela divulga balanço do setor e agradece equipe, motoristas e usuários (Foto: Divulgação)

Lela divulga balanço do setor e agradece equipe, motoristas e usuários (Foto: Divulgação)

O prefeito Fábio Zuza lançou várias medidas para ampliar o controle sobre a frota de veículos da Prefeitura. De acordo com o responsável pelo setor, Clodoaldo Benedicto (Lela), o objetivo foi tornar o uso e a manutenção dos veículos mais eficientes, diminuindo gastos.

GPS

Todos os carros da Prefeitura agora são controlados por GPS. A aposta na tecnologia visa controlar combustível, garantir mais segurança para quem viaja e preservar a frota.

“As viagens agora seguem rotas traçadas previamente. O GPS registra a hora que o veículo saiu, por onde passou, o tempo gasto e o horário de retorno”, explica Lela.

Ele informa que foi posto em prática um novo modelo de abastecimento, monitorado por um sistema de computador desenvolvido pela Consultoria Econômica, Contábil e Administrativa Municipal (CECAM).

O sistema, além de gerenciar o abastecimento, controla as manutenções preventivas, peças de reposição, multas, seguros e gera relatórios sobre consumo e quilometragem.

ECONOMIA EM PEDÁGIOS

Lela também informa que a Prefeitura firmou parceria com a ARTESP para ter isenção de pedágio nas viagens.

O benefício é válido para rodovias estaduais. “30 veículos da frota contam com a isenção e outros já foram cadastrados”.

Ele informa que a média de gasto com pedágios era superior a R$ 3 mil por mês nas viagens para atender a demanda, a maior parte do setor de Saúde. Com a parceria, a economia calculada é próxima a R$ 60 mil por ano.

FROTA PADRONIZADA

Os veículos a serviço do Município receberam nova identificação visual. O trabalho visa dar padrão e ampliar o controle e a identificação por parte da população.

“Os carros foram todos numerados e receberam o brasão do Município em destaque. Além de benefícios práticos, ficaram mais bonitos”, detalha.

MAIS MELHORIAS

Lela também cita outras duas ações que considera importantes: as câmeras internas de monitoramento e a preocupação com a saúde dos motoristas.

No primeiro caso, informa que o uso da tecnologia é uma forma de ampliar a segurança para servidores e população que utilizam o departamento.

No segundo, conta que a Prefeitura forneceu curso de socorrista e direção defensiva a motoristas, que também passaram por exames para monitorar a saúde física e mental.

SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS

Por fim, Lela informa que o setor de Transportes distribuiu um questionário aos usuários da frota com o objetivo de avaliar o atendimento.

“A proposta foi ouvir da pessoa que utiliza os serviços o que acha sobre a conservação dos veículos e o compromisso, a pontualidade e a forma de condução dos motoristas”, explica.

O questionário foi entregue a 194 pessoas que utilizaram a frota. Após a utilização dos serviços, o resultado foi positivo, como mostra a tabela.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.