Um pedaço da história do interior do estado de SP

Trabalho de fôlego, trilogia conta um pouco da história de Limeira e de sua região


Publicado em 18 de dezembro de 2015
José Eduardo Heflinger Júnior (Foto: Divulgação)

José Eduardo Heflinger Júnior (Foto: Divulgação)

José Eduardo Heflinger Júnior é o escritor e pesquisador limeirense que fez da história da cidade onde nasceu sua obsessão. Ao longo de mais de 30 anos, ele viajou para dezenas de países, levantando documentos e escrevendo mais de 20 livros sobre a imigração europeia pelo sistema de parceria, que teve na região de Limeira seu modelo mais exemplar. O trabalho de Heflinger Jr. resultou no título de Berço da Imigração Européia pelo Sistema de Parceria para a cidade. Seus livros saíram em edições bilíngues, em inglês e alemão, a maioria com apoio da Lei Rouanet. Depois de tantos documentos pesquisados, de tantas informações colhidas das mais diversas fontes, o escritor acredita que chegou a hora de contar a real história da cidade – e, colateralmente, da região. Um exemplar não daria conta da quantidade de informações, fotos e documentos – e o resultado foi uma trilogia, cujo primeiro volume sai agora, em edição bilíngue, com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (8313/91): “Um Pouco da História de Limeira – Volume 1”.

Algumas das fotos e documentos, entre os 200 reunidos no primeiro volume, ganham a luz pública pela primeira vez e são de raridade imensurável. É o caso de cartas de emancipação de escravos que seriam algumas das primeiras da história do Brasil. Ou fotos de escravos africanos na Fazenda Ibicaba (Limeira-Cordeirópolis), datadas de fins do Século XIX, captadas do álbum do Comendador José Vergueiro, certamente as mais raras do acervo nacional.

A trilogia tem também histórias curiosas e saborosas. Poucos sabem, por exemplo, que Limeira abrigou um polo de medicina que contava com Adolfo Lutz e Antonio Cândido Camargo em seus quadros – dois nomes que revolucionaram a medicina no país. Lutz, depois de se formar na Suíça, viajou o mundo e estudou com Luis Pasteur, na França. No Brasil, atendeu em Limeira como clínico geral, antes de se transformar no primeiro médico-cientista a confirmar os mecanismos de transmissão da febre amarela. Já o dr. Cândido Camargo foi o primeiro professor do que viria ser a Faculdade de Medicina da USP. Não são todos que conhecem também o pioneirismo da cidade de Limeira quando o assunto é exportação de laranjas – e as histórias em torno do título de Capital da Laranja e Berço da Citricultura Nacional são ótimas.

O objetivo principal da trilogia, que se inicia com este “Um Pouco da História de Limeira – Volume 1”, é reparar um equívoco histórico que difundiu uma lenda como princípio fundador da cidade. “Levantei histórias, fatos e documentos raros e interessantes, dei uma forma didática a tudo e pretendo, assim, estabelecer um referencial que irá contribuir com a preservação da memória histórica da cidade e da região – tanto para nós, cidadãos, como para a comunidade internacional”, diz o pesquisador.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.