Vacina em agosto: será?


Publicado em 31 de julho de 2020

Nesta semana, uma notícia chamou a atenção da mídia do mundo inteiro: a Rússia anunciou que vai aprovar uma vacina contra a covid-19 já no próximo mês, em agosto, informando que as doses, produzidas em Moscou, estarão disponíveis para profissionais da saúde já no dia 10.

É claro que, se for verdade, isso deve ser comemorado, porque significa que teríamos uma vacina muito antes do previsto. No caso do Brasil, chegou-se ao número de 90 mil óbitos pela doença.

Porém, a informação tem gerado desconfiança entre médicos, profissionais da saúde e comunidade científica de modo geral. E por que? Basicamente, porque a Rússia não publicou em revista científica nenhum estudo que mostre o resultado das fases de testes, como determinam protocolos mundiais e também a Organização Mundial da Saúde.

Além disso, é sabido que um assunto como este gera enormes interesses, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ganharia muito politicamente se o país fosse o primeiro a desenvolver a cobiçada vacina, antes mesmo dos Estados Unidos. De certo modo, a guerra fria entre Rússia e EUA nunca termina. Cabe a nós aguardar os desfechos e, por que não, torcer para que seja verdade.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.