Vacinação contra H1N1 começa dia 30 deste mês


Publicado em 15 de abril de 2016
Vacinação vai de 30 de abril até 20 de maio  (Foto: Reprodução/Internet)

Vacinação vai de 30 de abril até 20 de maio (Foto: Reprodução/Internet)

A Secretaria de Saúde vai realizar, entre 30 de abril e 20 de maio, a Campanha de Vacinação contra o Vírus H1N1. No dia 30, todas as unidades da cidade vão funcionar das 8h às 17h. Moradores da área rural também serão imunizados.

A imunização é voltada a grupos prioritários: os primeiros a serem vacinados serão crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde (rede pública e privada), idosos com 60 anos ou mais e pessoas com doenças crônicas.
Sintomas

A gripe — tanto a H1N1 quanto a H3N2 ou a Influenza B — tem como sintomas febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, nas articulações e de cabeça. No caso do H1N1, um sintoma que chama a atenção é a falta de ar e o cansaço excessivo.

É importante distinguir a gripe do resfriado comum, que é muito mais leve, com sintomas menos graves como coriza, mal estar, dor de cabeça e febre baixa.

O tratamento deve envolver boa hidratação, repouso e uso do antiviral específico, prescrito pelo médico. Um deles é o Oseltamivir (mais conhecido pela marca Tamiflu), distribuído pela rede pública para hospitais e unidades básicas de saúde.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.