Mais Médicos enviará dois profissionais para município

Unidades Básicas de Saúde do Centro e Jardim Iracema serão transformadas em Unidades da Saúde da Família


Publicado em 4 de abril de 2014

A cidade vai receber, entre os dias 15 e 20 deste mês, dois médicos cubanos que vão atuar em dois postos de saúde. A vinda dos profissionais ocorre em virtude de o município ter sido contemplado pelo programa “Mais Médicos”.

Essa é a quarta lista de liberação de médicos que o Ministério da Saúde divulga. O prefeito Valmir Gonçalves de Almeida explicou que desde o início do programa, em 2013, ele já havia enviado toda a documentação necessária para comprovar que Iracemápolis tinha interesse em participar do programa. “Conversei pessoalmente com Alexandre Padilha, que era o ministro da época, que me garantiu que seríamos contemplados. Só estávamos aguardando a divulgação do Ministério”, explicou.

Prefeito esteve na Câmara para explicar projeto para subsidiar médicos cubanos (Foto: Assessoria de Imprensa da CMI)

Prefeito esteve na Câmara para explicar projeto
para subsidiar médicos cubanos (Foto: Assessoria de Imprensa da CMI)

Para receber os dois médicos, as Unidades Básicas de Saúde Dr. Angelo Arlindo Lobo (Centro) e Angelina Platinete Massari (Jardim Iracema) serão transformadas em Unidades da Saúde da Família. Essa alteração é necessária porque os profissionais virão para trabalhar no atendimento a toda família, focando a prevenção.

O prefeito ressaltou a importância da parceria com o Governo Federal e enalteceu o programa que ele considera “histórico para a saúde pública do Brasil”. “A intenção da presidente é contemplar todos os municípios brasileiros. Agora, a cidade só ficará sem médicos se o prefeito não demonstrar interesse. O Mais Médicos foi criado para revolucionar a saúde pública brasileira e tenho certeza que em muito pouco tempo já sentiremos os reflexos de tudo isso”, destacou.

CONTRAPARTIDA

Os médicos vão trabalhar 40 horas semanais, sendo 32 para atendimento e o restante destinado a trabalhos internos. Para receber os profissionais, o prefeito explicou que o Governo Federal é responsável pelo pagamento do salário deles e o município terá que arcar com R$ 2.300,00 que serão destinados ao pagamento de moradia, água, luz e alimentação. O projeto que permite a destinação de ajuda de custo aos médicos será votada na próxima segunda-feira, na Câmara Municipal.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.