Perdeu a Vanguarda


Publicado em 23 de julho de 2023

Assunto da Semana

Que alegria bateu em meu coração a hora que vi a “nossa avenida” brilhando como há muito tempo não víamos; que este seja um marco para que nossa cidade perca a síndrome de “pequinitude” que foi tomada nas últimas décadas.

Perdeu a Vanguarda

Lembro que quando saímos pelas cidades da região o que mais se ouvia era que nossa cidade era referência, em muitos aspectos; como a segurança, a saúde, geração de empregos, e principalmente por “pensar” duas décadas à frente.

Vários Exemplos

Nosso querido CRECI, que foi protagonista na vida de muitos iracemapolitanos, foi construído nos anos 70, mas com uma estrutura que até hoje é um clube que impressiona.

Outro Exemplo

Posso citar também o extinto Cine Iracema, que hoje dá lugar ao elegante Teatro Virginio Ometto; pensem só que era uma sala de exibições com capacidade para mais de 400 lugares, ou seja sua lotação comportava praticamente 10% da população da época.

E Muitos Outros

Podemos falar também da imponência da escola Cesarino Borba; da nossa bela igreja Matriz; Até mesmo o prédio do CEAC, que hoje está em estado vegetativo tem uma arquitetura que impressiona; sem contar que o tratamento de água feito na época do Jose Chinelatto ainda é o que mata a sede dos batepaulenses.

Esquina do Dr. Marcos

E não é que a gambiarra que foi feita na esquina da clinica do ex-vereador deu resultado. Fica um pouco de água empoçada na lateral, mas nada preocupante, e mais um pouco que acumula na rua, mas aí já é outro problema.

Paga Eu !!!

Eu havia apostado com o vereador Alaison da Padaria que a obra de canalização que ele feito uma emenda impositiva não aconteceria; como de fato não aconteceu, então acho que o edil me deve um bolo e uma Coca Cola.

Falando em Vereador

Os caldeirões partidários já estão sendo colocadas lenhas para começar a fervura; daqui há um ano será um período que os times já estarão formados, e hora de ver quem tem mais garrafa vazia para vender.

Moleque do Bate-Pau

Falando em garrafa vazia, quem foi moleque do Bate-Pau, uma das formas de angariar algumas moedas era procurar nos bares e mercearias garrafas vazias que estavam para serem descartadas e levar para vender no Limongi; mas não pensem que era fácil; era pouca garrafa pra muito moleque.

Positivo ( + )

Não sei se mereceria estrelinha ainda, mas como a coleta de lixo foi tão criticada nos últimos meses, e nestas duas semanas tenho notado que estão cumprindo com a retirada das patuleias das calçadas; este é aquele serviço que se nem percebemos que está sendo executado, é porque está sendo bem feito.

Negativo ( – )

Os bancos de cimento da Praça da Matriz, são muito mais que artefatos para um descanso; os nomes ou comércios que patrocinaram os bancos fazem parte de nosso passado. Um leitor muito atento observou que muitos destes bancos vem sofrendo com o vandalismo; saber sobre o passado é uma boa forma de planejar o futuro.

Os comentários estão desativados.