Relembrando a história iracemapolense


Publicado em 21 de maio de 2021

Assunto da Semana

Estamos chegando ao fim das lembranças batepaulenses; poderíamos relembrar muito ainda da história de Iracemápolis, mas na próxima semana voltarei aos pitacos sobre terras de Iracema; hoje vamos relembrar as festas que eram aguardadas com muita expectativa pelos iracemapolitanos.

Festa Junina da ACC

Dentre todas as festas juninas de Iracemápolis, a mais movimentada era da escola Antonio Cândido de Camargo; sob a batuta da dona Vanda Ducatti, a festa mantinha a tradição, mas não tinha medo de ousar nas danças e nas decorações.

Festa Country do J.O.

No início dos anos 90, a escola João Ometto percebeu que a onda country e sertaneja viriam para ficar e criaram a Festa Country que rapidamente caiu no gosto da juventude da região que aguardava a data ser divulgada para deixarem anotado na agenda.

Boi, Bola e Viola

Esta acho que foram só duas edições no campo do América, mas era um evento que encantava porque tinha montaria daquelas bem raiz; pernas de pau que nunca calçaram uma chuteira tentando jogar o nobre esporte bretão, e um palco que que quem tivesse coragem de enfrentar o público podia subir e mostrar o seu talento.

Festa do Caldo de Cana

Dentre todas as festas das escolas, a Festa do Caldo de Cana é a mais tradicional e a única que ainda continua, infelizmente nem tão firme nem tão forte como antigamente; mas todos os anos os organizadores se reinventam e fazem de tudo para manter a mais tradicional de todas as festas batepaulenses.

Festa da Usina Iracema

As festas de final de ano da Usina Iracema eram o máximo de alegria que nós, moleques de Bate-Pau poderíamos esperar; lanches e refrigerantes distribuídos sem qualquer questionamento; brinquedos que só víamos na Loja do Nizinho nos eram presenteados; até mesmo crianças que já não tinham direito pela idade, e até mesmo alguns que entravam na festa, mas que os pais não trabalhavam na usina, as moças sabendo que havia brinquedos em excesso, distribuíam para aquelas crianças que muitas vezes era o único presente que o Papai Noel as entregaria.

Festas de Garagens

Como poderia esquecer as maravilhosas festinhas de garagens regadas a tubaína e pasteizinhos, com o Três em Um da Gradiente tocando aquela fita cassete gravada cheia de ruídos, mas que assim que o Lionel Richie começava a cantar “Stuck on you” era a chance principal de convidar a menina para dançar; se demorasse muito, alguém poderia ser mais rápido, ou pior ainda, convidar e ouvir um não; mas era preciso ter atitude.

Festas no Marrafon

Festas de casamento, os melhores aconteciam na Centro Rural do Marrafon; como ficava isolado a preocupação com os bicos eram menores, mas é claro que não seria cinco quilômetros que impediriam os moleques de Bate-Pau a buscarem uma comemoração.

Túnel do Tempo

Dentre as festas batepaulenses do tempo de guaraná de rolha, as festas organizadas pelo Célio’s & Brothers eram cheias de inovação e gente bonita vestida de roupa feia. As festas do Jacu que o amigo Célio organizava tinham os ingressos esgotados rapidamente, mesmo o preço não sendo o principal atrativo; as músicas, a originalidade e o open bar eram o grande diferencial; neste retrato vemos as amigas Sanny, Adriana, Milena, Ivone e Alessandra foram retratadas enquanto esbanjavam alegria e até mesmo elegância em uma das Festas do Jacú.

falandodacidade

Os comentários estão desativados.