Tentativa de roubo para Centro e assusta bancários e clientes

Banco volta a atender, mas servidores precisaram de acompanhamento psicológico


Publicado em 10 de abril de 2015
Crime ocorreu na segunda-feira e parou Centro da cidade por horas (Foto: Jornal de Limeira)

Crime ocorreu na segunda-feira e parou Centro da cidade por horas (Foto: Jornal de Limeira)

A tentativa de roubo a um carro-forte que parou o Centro de Iracemápolis na manhã de segunda-feira deixou clientes do Bradesco e funcionários assustados. Conforme a Polícia Militar, mais de uma centena de tiros foram efetuados e sete pessoas ficaram feridas, uma delas gravemente. Os funcionários do banco, precisaram passar por acompanhamento psicológico, segundo o sindicato da categoria.

Apesar de toda a ação, os bandidos não conseguiram levar o dinheiro. O crime ocorreu por volta das 11h, quando o carro-forte manobrava de ré no Banco Bradesco. Dois agentes da transportadora abriram a porta do veículo e perceberam que três homens armados se aproximaram. De acordo com o boletim de ocorrência, os assaltantes chegaram atirando e não deram oportunidade de reação alguma.

Havia um quarto integrante da quadrilha que estava no interior da agência bancária. Esse criminoso efetuou disparos contra o agente de segurança que estava no mesmo local. Os tiros acertaram peito, braço e bacia do agente, que, apesar de estar com colete balístico, ficou ferido gravemente. Outras seis pessoas também foram atingidas pelos disparos.

Os bandidos, então, dispararam contra a agência bancária e contra o carro-forte. Foram encontradas cápsulas calibre 556, provavelmente de fuzil, e de ponto-40, provavelmente de pistolas. Enquantos os disparos eram feitos, viaturas da Guarda Municipal (GM) e da PM, que faziam patrulhamento nas imediações da área central, se aproximaram e viraram os alvos dos criminosos. “Os bandidos miraram as viaturas e começaram a disparar. Os guardas desceram e buscaram abrigo. Os PMs, armados, foram em direção ao banco. Os tiros foram para diversas direções. As munições acertaram postes, árvores e paredes de comércios”, descreveu o capitão.

Funcionários que estavam no local e clientes deitaram no chão enquanto eram fortemente ameaçados pelo bando. A ação durou cerca de cinco minutos.

Os criminosos, assim que pararam de disparar, tomaram um veículo que estava perto da agência e fugiram. No entanto, bateram o automóvel no quarteirão seguinte, mas receberam apoio para continuar a fuga.

Um Astra preto e um Civic prata pararam e levaram os criminosos, que chegaram a exibir os fuzis para frentistas de um posto de combustível numa das entradas da cidade. Eles acessaram a Rodovia Dr. João Mendes da Silva Junior (SP-151/Limeira-Iracemápolis) e foram sentido Tanquinho. Antes de chegar no distrito, porém, deixaram os veículos num canavial e continuaram a fuga em outro automóvel, que não foi identificado. Um comerciante teve o carro levado.

A PM fez um cerco na cidade, com apoio de policiais de Rio Claro e do helicóptero Águia, mas não conseguiu localizar os criminosos. Durante as buscas, os policiais foram informados da possibilidade de uma caminhonete S-10 branca ter ajudado na fuga. “Esse veículo passou sem parar num pedágio de Rio Claro”.

Veículos foram abandonados pelos bandidos (Foto: Divulgação/Facebook)

Veículos foram abandonados pelos bandidos (Foto: Divulgação/Facebook)

VÍTIMAS DO CRIME

De todas as vítimas, o que apresenta mais seriedade é o vigia que passou por cirurgias e, até o fechamento desta edição, segue internado na UTI da Santa Casa de Limeira em estado grave. Outras duas vítimas foram encaminhadas para a Medical. Conforme a assessoria de imprensa do hospital, um homem e uma mulher deram entrada na unidade. A mulher, uma gestante, sofreu lesão ortopédica grave na perna e foi operada. A gravidez dela estava preservada. O homem teve múltiplos ferimentos na barriga e, de acordo com o hospital, houve vários pontos de lesão intestinal e perda de sangue. A cirurgia foi extensa. “O paciente ficará na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O quadro dele é considerado estável”, informou a Medical. A reportagem não identificou quais os hospitais receberam as outras duas vítimas. Os demais tiveram ferimentos sem serem considerados de gravidade.

A Polícia Civil de Iracemápolis já solicitou imagens do sistema de monitoramento do banco e iniciou os trabalhos de investigações. Os policiais também poderão solicitar imagens de câmeras residenciais e de outros comércios nas imediações do endereço onde ocorreu o crime.

SERVIDORES

Na manhã seguinte ao crime, os servidores da agência passaram por uma consulta com psicóloga enviada pelo Bradesco. A primeira reunião foi em grupo e, depois, os que apresentaram mais dificuldades passaram por consultas no período da tarde. Para que a agência não ficasse sem atendimento, servidores de Piracicaba foram enviados ao local. O banco informou que presta todo apoio às vítimas do ocorrido.

Nenhum valor foi levado pelo grupo que disparou centenas de tiros (Foto: Divulgação/Facebook)

Nenhum valor foi levado pelo grupo que disparou centenas de tiros (Foto: Divulgação/Facebook)

Sete pessoas ficaram feridas durante ação dos bandidos na segunda-feira (Foto: Divulgação/Facebook)

Sete pessoas ficaram feridas durante ação dos bandidos na segunda-feira (Foto: Divulgação/Facebook)

Dica de segurança

Em caso de tiroteio, procure abrigo ou deite-se no chão, orienta sargento da PM. A tentativa de assalto deixou muitos iracemapolenses apreensivos. A reportagem conversou o sargento Garcia, responsável pela Polícia Militar no município, sobre como agir em situações semelhantes e que envolvem crimes. De acordo com ele, o melhor a ser feito em caso de um tiroteio é procurar abrigo ou se deitar no chão. “Mantenha a calma e comunique-se e faça movimentos lentos. Responda com calma somente ao que lhe for perguntado ou para avisar sobre qualquer gesto ou movimento a ser realizado”, disse ele.

Com essas atitudes, o indivíduo pode evitar uma reação violenta do assaltante. “Não discuta. Entregue ao criminoso o que ele exigir. Assim, o tempo do roubo será menor. Evite brincadeiras ou conversas e faça apenas o que o criminoso mandar”, ensina.

Ele também orienta a não olhar diretamente para os marginais porque isso é visto como uma ameaça. “Procure memorizar todos os detalhes possíveis, fisionomia, modo e frases usadas, roupas, gírias, trajetos e locais visitados, veículos utilizados”.

“Não tente fugir ou reagir. É muito comum outras pessoas estarem efetuando cobertura e ligue para a Polícia assim que possível transmitindo a descrição exata e o possível trajeto seguido com todos os detalhes”. Disse.

Também é preciso registrar a ocorrência em uma Delegacia de Polícia. “Se você presenciar um assalto, mantenha-se afastado do local e evite interferir diretamente. Ligue para a polícia e passe todas as informações possíveis. Após a saída do agressor, ajude a vítima”, finalizou.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.