Android KitKat


Publicado em 8 de agosto de 2014

Em 23 de setembro de 2008, foi lançada a primeira versão comercial do sistema operacional. Já possuía aplicativos do Google e vários outros recursos básicos, mas que na época eram inovadores, como um Media Player, navegador, suporte a Wi-Fi, Bluetooth e acesso ao Android Market, que mais tarde seria renomeado para Google Play, para download de aplicativos.

De lá para cá, tivemos diversas versões, em grande parte batizadas como nome de comida em ingles como: Cupcake, Donut, Eclair, Floyo, Ice Cream Sandwich até chegar no KitKat.

Recentemente o Google revelou as principais novidades do Android 4.4, batizado como KitKat, que possui melhorias visuais e foi otimizado para funcionar melhor com smartphones de baixo custo. Houve pequenas melhorias em algumas partes do sistema, como no discador, e não é mais necessário tocar em botões para acessar a busca ou ditar comandos de voz: basta dizer “Ok Google”.

As mudanças visuais consistem em ícones redesenhados, alterações na paleta de cores e refinamentos em algumas partes. Os botões de navegação na parte inferior da tela e a barra de status, por exemplo, estão translúcidos e podem ser ocultados totalmente com um gesto, aumentando a imersão e evitando desperdício de espaço. Já a tela de bloqueio pode exibir a capa do álbum em tela cheia quando você estiver escutando uma música.

De acordo com o Google, houve melhorias de desempenho para tornar o KitKat mais suave e responsivo nos smartphones de baixo custo, com 512 MB de RAM. Além da otimização no consumo de memória, o Google afirma que fez melhorias no touchscreen: comandos de toque responderão de maneira mais rápida e precisa que no Jelly Bean. Alternar entre aplicativos também está mais rápido.

Aos que ainda usam a tão esquecida função de ligações telefônicas, o Google aproveitou todo o seu poder para atualizar o discador com um identificador de chamadas inteligente: caso um número que não esteja na sua lista de contatos te ligue, o Android fará uma busca no Google Maps para encontrar empresas com o mesmo número. O contrário também é verdadeiro: se você não souber o telefone de uma empresa, pode encontrá-lo diretamente do discador.

Outras novidades incluem a unificação do aplicativo Hangouts com o SMS; um teclado com emojis, aqueles símbolos japoneses bacanas; suporte a novos gestos (você pode dar zoom no Google Maps usando um novo gesto de dois toques; não é mais necessário usar o movimento de pinça); impressão de documentos em dispositivos conectados ao Google Cloud Print; e melhor suporte a serviços de armazenamento na nuvem de terceiros.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.