Compromissos importantes


Publicado em 13 de setembro de 2019

– Eu queria muito fazer o passeio com a escola, vovô – falou o pequeno de uns 7 anos de idade, enquanto caminhava pela calçada – Vai ser na semana das crianças!

– Mas com certeza você vai! Você está seguindo os combinados que fez com sua mãe? – falou o avô com aquela voz paciente e carinhosa dos mais velhos – Fazendo com amor seus deveres em casa e na escola, dedicando tempo para os estudos, tratando os amiguinhos e os mais velhos com respeito? E não se esqueça que esses combinados são compromissos que temos para a vida inteira, não é só para passear ou conseguir alguma coisa.

– Como assim vô?

– São compromissos importantes que nos tornam uma pessoa melhor no futuro. Você fez um compromisso com sua mãe, mas ele vale para todo mundo e para sempre.

Eu que estava caminhando atrás dos dois, fiquei encantada com a fala do avô. Fazer a criança entender que um combinado é um compromisso de vida é fantástico. Não é porque vou ganhar um passeio, um presente ou tenho interesse em alguma coisa, a questão é entender que sempre teremos coisas boas quando temos compromisso firmado conosco e com o próximo.

O carinho com que o avô falava com o neto também me emocionou, o diálogo entre os dois, eles conversavam como se estivessem só eles na rua. Enxergavam um ao outro, sem celular interrompendo, sem conversa fiada ou pior, sem o temível silêncio que acaba com os relacionamentos.

– Mas vô, o combinado das lições de casa é também para a vida inteira ou até quando eu sair da escola?

Nesse ponto eu virei a esquina e eles prosseguiram. Fiquei sem saber a resposta do sábio vovô, só pude ver o sorriso em seus lábios.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.