De Novo o Lixo
Publicado em 6 de janeiro de 2024
Assunto da Semana
O bicho pegou esta semana nas rodas de conversa em Terras de Iracema; noticias em jornais da região sobre um homem morador do centro de Iracemápolis que foi flagrado em pleno ato de zoofilia, deixou muita gente indignada; e para completar a semana, um jovem com o apelido de Lagarto revoltado com algo resolveu atear fogo em sua casa, colocando a vida dos vizinhos em perigo, e dando o maior trabalho para a equipe do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
De Novo o Lixo
Um outro assunto que voltou a ser muito comentado na primeira semana de 2024 foi quando à ineficiência da coleta de lixo; gerando além das reclamações no facebook, reportagens na EPTV, e Rádio Educadora.
Não Foi Igual
Apesar de a reclamação de ano novo em relação ao lixo ter sido mais divulgada em meios de comunicação agora do que no feriado de Natal; pude perceber que desta vez os lixos foram recolhidos com um pouco mais de rapidez; o problema é que a população já não tem mais tolerância para falhas deste péssimo serviço.
Tudo Igual
Infelizmente, nossa cidade pratica a coleta de lixo praticamente da mesma forma que era feita nos anos 80, quando a prefeitura comprou um caminhão similar aos atuais, substituindo o caminhão de caçamba que levava os dejetos para o lixão no Pilão.
Projetos Inovadores, Cadê ?
No inicio dos anos 2000 foi feito um projeto para incentivar a reciclagem de materiais, e com isto diminuir a quantidade de lixo; mas o projeto foi sucumbindo até ser encerrado; gostaria de ver das autoridades mais dinamismo para buscar soluções modernas, que tragam inovação, e coloquem Iracemápolis em lugar de vanguarda como ela sempre esteve.
Coragem e Ousadia
O povo gostaria de ver que os eleitos pela população mostrassem que estão preocupados não somente com a Iracemápolis atual, mas também com a do futuro; uma coleta seletiva incentivada e orientada pelo poder público seria um diferencial; usinas de produção de energia com incineração de materiais também deveria ser trabalho de estudo; e até mesmo como descartar, reaproveitar ou destinar para fins mais nobres lenhas, móveis e galhos de árvores.
Pouca Atenção aos Jovens
Falando em projetos que foram descontinuados, causa tristeza saber também que o Oficina Mãe que capacitou e treinou dezenas de jovens na década passada acabou entrando para a lista dos projetos que só ficaram na memória de alguns.
Fios Caídos; Tem Lei
Na ultima edição desta coluna pedi que algum edil se atentasse para as centenas de fios de internet e telefone que estão caídos pelas ruas da cidade, e pensassem em algo; qual foi minha surpresa quando a ex vereadora Dra. Silvia Pires entrou em contato relatando que em seu mandato foi aprovada uma lei que disciplinava este tipo de serviço.
Sair do Papel
Então seria importante que a atual legislatura buscasse este projeto, e fizesse com que o mesmo deixasse de ser apenas mais uma das dezenas de leis que poderiam beneficiar a população, mas que por algum motivo qualquer acabam caindo no esquecimento.
Lendas do Bate Pau
Impossível qualquer cidadão de Iracemápolis com mais de 50 anos não se lembrar de um dos pedreiros mais comentados em narrativas batepaulescas; algumas das histórias do Pioto são replicadas, recontadas, e repaginadas; uma das favoritas é quando era pedido um preço pra ele, a pergunta que o Pioto fazia era que se o muro tinha que ser feito respeitando o prumo; ano passado em uma obra que fui fazer um serviço conheci Nenem, o seu filho e fiel escudeiro, que curiosamente também trabalha como pedreiro, mas diferente de seu pai que fazia apenas obras sem muita expressão, Nenem estava finalizando uma casa de mais de 300 M² em um condomínio.
Carnê do Lar
Novamente venho pedir que busquem seu carnezinho de contribuição mensal com o Lar São Vicente de Paulo; dezenas de idosos agradecem esta atitude que ainda pode ser revertida em prêmios; inclusive um pix de R$ 20.000,00 no ultimo sábado do ano; retire seu carnê na Loja do Friol, no Calçados São João, ou na Farmácia da Flavia; o valor da mensalidade continua sendo de quinze reais.