Dia da caixa registradora


Publicado em 4 de agosto de 2023

Chega o mês de agosto e com ele o dia dos pais. Muitos aproveitam a oportunidade para homenageá-los, comprar um presente bonito, as crianças nas escolas fazem desenhos e cartões que a maioria dos pais vai guardar até o fim de seus dias.

Nas fases da vida de uma criança, o papel do pai é e sempre será muito importante. Na verdade, o pai é responsável pelo filho até que ele complete 18 anos, depois disso, o jovem é adulto e deve ser responsável por suas escolhas e caminhos a seguir. Mas até os 18 anos o pai tem uma grande responsabilidade na criação dos filhos. Ele precisa entender que ele é o exemplo.

Para muitos que já perderam o pai, a data é triste. O pai não está mais lá para celebrar seu dia, falta o abraço, o carinho. Para estes a data é triste pela saudade, porém têm os casos em que a data é triste pelo remorso. A simples lembrança de que poderia ter feito mais pelo pai já traz a angústia no coração. Isso é fato! Muitos filhos quando crescem e se tornam jovens e adultos só vêem o pai como uma caixa registradora. Pensam que o pai tem obrigação de sustentá-los. Os pais vão ficando mais velhos, idosos e ainda tem aqueles marmanjos e marmanjas que não fizeram boas escolhas na vida e querem que o pai os sustente. A caixa registradora! Que vergonha! Tem também os ingratos, incapazes de agradecer. O pai faz um esforço tremendo, sacrifica seu bem estar para ajudar o filho a conquistar algo e esse nem para agradecer, nem para retribuir mesmo com pequenos gestos de carinho. Acham que é obrigação do pai. Na verdade, numa certa idade o papel deve se inverter. O pai que cuidou do filho, ao se tornar idoso precisa ser cuidado pelo filho.

Por fim, para quem acredita na Bíblia, na Palavra de Deus, é só ler com atenção, está bem claro: “Honra teu pai e tua mãe – este é o primeiro mandamento com promessa, para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra.” Efésios 6:2-3 Não precisa falar mais nada, não é?

Eu já perdi meu pai querido faz alguns anos. E a cada vez que a saudade aumenta, no meu coração ouço a voz que me diz que cumpri meu papel como filha. O papel foi invertido na minha vida e pude contribuir com os cuidados dele. Pude retribuir tudo o que ele fez por mim. Desejo que nesse dia dos pais, muitos possam abraçar seus queridos que estão ainda vivos e possam dar-lhes presentes, mas mais que isso, desejo que alcancem a dádiva de inverter o papel. Feliz dia dos pais!

Os comentários estão desativados.