Falando da Cidade – 17 de outubro de 2014


Publicado em 17 de outubro de 2014

Assunto da Semana

O calor aliado a pior estiagem de todos os tempos está fazendo com que a população converse bastante sobre o que fazer para ajudar a evitar o desperdício do precioso liquido.

Aproveitando ao Máximo

Que esta crise hídrica acabe logo, mas que fique o ensinamento que a água é um bem precioso demais para ser desperdiçado. Que a prefeitura deve agir com mais rigor para encontrar e punir aos que insistem em ter ligações clandestinas.

Perda Mínima

É importante também um trabalho por parte do poder público para que não haja muita perda de água entre a captação e a torneira do cidadão. Em Limeira a Foz anuncia que este índice é de 10%; será que em Iracemápolis há este controle ?

Outubro Rosa

A campanha do Outubro Rosa para conscientizar as mulheres sobre a importância do exame para detectar e prevenir o câncer de mama ganha cada vez mais adeptos. A corrida da APCI que aconteceu no último domingo também foi um sucesso. Parabéns aos organizadores que não mediram esforços para que o evento fosse realizado, com a renda revertida para aquela entidade que trabalha não só com os doentes, mas também com a família dos pacientes.

Tivessem Previsto

Se a previsão de jogos de futebol tivesse antivisto o que aconteceu na última quarta-feira no jogo do Timão, a prefeitura poderia tem montado um telão no pé do Morro Azul. As lágrimas do Bando de Loco (inclusive deste que vos escreve) teriam ajudado a encher os nossos mananciais.

Falando em Corintiano

Esta semana foi triste para este colunista. Despedi de um amigo que me ensinou a torcer pelo Timão. O Nilton foi embora muito jovem; dificilmente alguém se lembrará de colocar seu nome em uma rua ou praça de nossa cidade para homenageá-lo, pois ele não foi nenhum político ou grande empresário de nossa cidade; mas ele foi um iracemapolitano que nasceu no distante Rio Grande do Norte, cresceu em nossa cidade, foi um moleque de Bate-Pau, criou suas filhas em nossa terra, e deixará muita saudade. Que Deus te ampare Nilton.

Torneio João Baiano
Neste domingo pela manhã acontece a grande final, e traz o jogador sensação do torneio: Paulo Revortoso e seu companheiro Orlandine (que está com dor nas costas de tanto carregar peso) enfrentará a dupla Luizinho e Kó que perdeu os dois primeiros jogos, mas se superaram e conseguiram chegar aos jogos decisivos.

Moleque de Bate-Pau

Esta quem lembrou foi o amigo Gugui do saudoso Zé Pernanbuco; Se você trabalhou como gandula nos jogos do América para ganhar pão com mortadela e um guaraná Brahma do Seu Dito Curadõ; e se você agradecesse o pagamento o Seu Dito mandava voltar para a fila para pegar mais um agrado; Parabéns você foi um moleque de Bate-Pau.

Positivo ( + )

A parceria do Instituto João e Belinha e o Grupo Aldeia que resultou na apresentação dos alunos da escola Dulcidia Rivaben na tarde de ontem no Centro de Lazer dos Trabalhadores. As aulas de circo e de teatro movimentaram os alunos da escola neste segundo semestre, que fizeram uma apresentação digna do nome da escola.

Negativo ( – )

Passados mais de dez dias das eleições, ainda há muitos santinhos (poderiam mudar o nome destes papeizinhos), emporcalhando nossa cidade. Para o segundo turno um acordo entre os partidos promete não sujar novamente as ruas; este acordo poderia se manter até as eleições municipais daqui há dois anos.

Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento. Clarice Lispector

Túnel do Tempo

Santa-Lucia-1972-escola

As colônias das fazendas da Usina Iracema marcaram a história de Iracemápolis; estas colônias tinham uma vida comunitária muito ativa com igrejas, campos de futebol, e até mesmo escolas. Dentre estas fazendas a Santa Lúcia era uma das maiores e também tinha sua escola que neste retrato de 1972 eternizou os seguintes iracemapolitanos: Sueli e Rosa Pedroneti, Onivaldo (Pilão), Donizete, Jair Rosa, Fátima Sartori, Célia, Professora Zuleika, João Vicelli, Valmir Zuin, João Bico, Pedro Tico Defendi, Zézo Vitor, Geralda Souza, Maria Conchete, Paulo Vítor, Sergio (Picolé), Donizete Vicente.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.