Falando da Cidade – 24 de outubro de 2014


Publicado em 25 de outubro de 2014

Assunto da Semana
O racionamento anunciado esta semana pelo prefeito fez com que população começasse a planejar o que fazer para não sentir tanto o impacto das torneiras secas. Escolas e empresas terão que ter muita criatividade para que possam desempenhar suas funções.

Aprender com a Situação
Esta grave crise que estamos enfrentando tem que servir como ensinamento para que as pessoas valorizem mais a água como uma das maiores preciosidades que temos. O hábito de reaproveitar a água da lavagem de roupas, e a captação das águas pluviais estão passando a ser uma rotina entre os iracemapolitanos.

Corrida aos Depósitos
O que está acontecendo é uma verdadeira corrida em busca de caixas d’águas para armazenarem água a noite para utilizarem durante o dia. Se a prefeitura não estabelecer metas e cotas é bem provável que o sacrifício da população seja em vão.

Desviou o Foco
O anúncio do racionamento fez com que pouquíssimas pessoas falassem sobre a notícia de que o Ministério Público acatou a denúncia para investigar se houve irregularidade sobre um panfleto distribuído pela prefeitura.

Brinquedos no Parque
Finalmente foram colocados os brinquedos no playground da Lagoa dos Patos. Como eu já havia falado, os brinquedos foram entregues a um profissional de primeira linha, que fez com que um monte de sucatas retorcidas voltassem a ser brinquedos para alegrar nossa molecada.

Falta a Piscina
Agora falta aos administradores do Parque darem um jeito de voltar a funcionar a piscina do Centro de Lazer, que está com sua água sem tratamento. Com o calor que vem fazendo seria muito bom um local público e seguro para que a população pudesse se refrescar.

Eleições Presidenciais
As pesquisas mostraram até esta semana uma disputa acirrada entre os dois candidatos. Não temos uma pesquisa local, mas se usarmos o 1º turno como referência, o candidato tucano deve nadar de braçada nas terras da Iracema; já no cenário nacional o quadro parece ser outro.

Torneio João Baiano
A grande final do torneio de bocha foi muito emocionante, sendo decidida somente na nêga. Luizinho estava com o tiro calibrado mas o Paulo Revortoso e Orlandine tiveram tranquilidade para não deixarem escapar o caneco.

Moleque de Bate-Pau
Trabalhar com menos de 14 anos não era nada incomum em Iracemápolis, entre os serviços que a molecada desempenhava com muita alegria era entregar pão com os perueiros, porque alem de ganhar um dinheirinho, passeavam pelos sítios e colônias ao redor da cidade, podia levar alguns pães para casa, comer doces e até mesmo os pães doces que sobravam, portanto se você entregou pão de perua com o Braz de Moraes, com Adão da padaria, com o Ticão Mortadela e alguns outros; Parabéns você foi um moleque de Bate-Pau.

Positivo ( + )
O acordo de cavalheiros formalizado entre os presidentes dos partidos para que não ocorra o emporcalheamento da cidade como foi no 1º turno com milhares de santinhos jogados nas ruas.

Negativo ( – )
A população de nossa cidade que não participa ativamente dos Conselhos Municipais. Uma das melhores formas de a população cobrar e saber o que está acontecendo com os serviços públicos é participar dos Conselhos; o da Saúde é um dos principais meios de reclamação da população, mas ninguém quer participar das reuniões.

Túnel do Tempo

Tuba-Lando-pedroso-cortando-cabelo-do-Orlando-jr

Os barbeiros sempre tiveram papel de destaque em nossa cidade. Elegemos como vereador vários profissionais do cabelo e barba. Entre estes barbeiros que entraram para a política local podemos destacar o Tubá que chegou a ocupar o cargo de Presidente da Câmara. Neste retrato do final dos anos 70 vemos o lendário Tubá cortando o cabelo de seu sobrinho Junior, sentado no colo do pai o saudoso Orlando Pedroso. Pelo que me disseram esta barbearia ficava onde hoje se encontra a sorveteria Pinguim.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.