Google decide extinguir o Orkut Google decide extinguir o Orkut


Publicado em 4 de julho de 2014

O Orkut, lançado em 2004, foi um dos maiores expoentes dos brasileiros de socialização pela internet. Diversos recursos da rede social como depoimentos, “scraps” e comunidades permearam as relações virtuais no Brasil, onde, ao lado da Índia, o Orkut dominou a audiência por muitos anos.

O serviço perdeu força com o crescimento do Facebook em 2011 (período que, até então, era a maior rede social no país). Em outubro de 2011, quando ainda era líder no Brasil, o Orkut tinha 40,51% de participação, número 19,41% menor que o registrado em setembro de 2010 (59,91%), segundo levantamento da Serasa Experian.

Ainda em 2011, a chegada do Google+, que foi uma tentativa do Google de bater de frente com a rede social de Mark Zuckerberg, polarizou o público do Orkut e ajudou a impulsionar seu declínio, apesar de ainda ter dificuldades para superá-lo. Atualmente, prestes a completar 10 anos de vida, o Orkut teve 0,64% de todos os acessos a redes sociais no Brasil em dezembro de 2013. Já o Google+ angariou, no mesmo mês, 0,47% do total de visitas.

De acordo com a Folha de São Paulo, a partir desta semana (30/06/2014), novos perfis não poderão ser criados e usuários antigos terão um período para exportar o conteúdo, como fotos e scraps, através de uma ferramenta oferecida pelo Google. Uma outra ferramenta também vai permitir a transferência para um perfil do Google +.

Depois do dia 31 de dezembro, o endereço “orkut.com” deverá ser extinto da rede. Os perfis e comunidades suspeitos de envolvimento em crime, como pornografia infantil, devem ser mantidos até o final do ano para ajudar nas investigações dos órgãos competentes. Assim, os usuários que ainda tem uma conta no Orkut deverão correr para salvar seus arquivos, antes que a rede social seja extinta de vez.

 

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.